Nas eleições de 2020, o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (PSC) foi reeleito ao cargo. Para comandar os desenvolvimentos turísticos do destino serrano, Maurício Weichert foi nomeado secretário Municipal de Turismo. E suas articulações já começaram.

Weichert assumiu o posto em janeiro e, para aumentar o número de visitantes na cidade, vem prospectando uma parceria de promoção com a CVC, uma das principais operadoras do país. Antes de chegar ao cargo, o secretário atuou como conselheiro executivo do TCVB (Teresópolis Convention & Visitors Bureau).

“O prefeito me chamou pelo trabalho que desenvolvi junto ao TCVB. Entendo que o desafio da gestão é trazer profissionalização para as secretarias municipais e fazer do turismo a principal fonte da economia de Teresópolis”, comenta Weichert.

O secretário explica que a pasta está em fase de planejamento, em busca de estabelecer metas para os primeiros 100 dias de gestão. “Vamos chamar todas as associações de turismo para atuarem conosco e contribuírem, pois sozinhos não conseguimos nada”.

Sobre as perspectivas para o setor em 2021, Weichert afirma estar otimista devido à forte retomada do turismo doméstico. “Nossos hotéis estão com boas ocupações e temos um fluxo interessante de turistas que não viajaram para fora. Somos um destino de luxo e temos ótimos empreendimentos, mas precisamos de empresas vendendo”.

Maurício Weichert: carreira

Turismólogo de formação, o secretário iniciou sua carreira na Varig. Foi professor e coordenador da Universidade Estácio de Sá, no curso de Turismo e atuou em empresas como Othon Hotéis, ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo), Promotion Travel, 9.9 Consultoria e TCVB.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal