Dentre tantas restrições geradas pela pandemia, talvez a mais sentida delas tenha sido o impedimento de viagens. Enquanto o turismo doméstico dá sinais de retomada gradativa, uma pesquisa realizada pela Mastercard aponta que os consumidores reconhecem ainda mais o valor do desenvolvimento pessoal e a importância de colecionar momentos. O estudo revelou que 88% dos brasileiros prezam por experiências que possam desfrutar com familiares e amigos, e outros 68% afirmam preferir experiências a bens materiais.

Além disso, 79% afirmam que estão sempre em busca de visitar novos lugares e fazer coisas nunca experimentadas anteriormente, enquanto aprendem sobre novas culturas (76%). Segundo os entrevistados, ter uma boa oportunidade para a criação de vínculo afetivo com as pessoas que mais amam é o fator mais importante para que uma experiência seja verdadeiramente inestimável.

“A Mastercard tem sido, há anos, uma marca que permite às pessoas se conectarem umas com as outras e também com suas paixões”, disse Sarah Buchwitz, vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil. “A pandemia fez com que consumidores de todo o mundo repensassem o que queriam das experiências, fazendo com que as marcas precisem reimaginar como entregá-las. Os resultados da pesquisa nos ajudam a entender o que é mais significativo para as pessoas hoje e quais experiências podemos oferecer, para ajudá-las a ter momentos e memórias que não tem preço.”

Mastercard: novas prioridades

Durante a pandemia, 35% dos brasileiros afirmaram se concentrar mais no bem-estar facilitado pela tecnologia e 40% em atividades relaxantes. O foco em cuidar de si mesmos para alcançar maior resiliência fez com que os consumidores priorizassem o bem-estar mental (93%), emocional (93%) e físico (91%). As pessoas perceberam que, para ter uma melhor conexão com os outros, precisam estar bem com elas mesmas.

Ao ficar mais tempo em casa, os consumidores passaram a depender da tecnologia para se manterem conectados ao trabalho, à família e aos amigos – e, agora, estão dispostos a focar mais em relaxar, seja por meio de atividades de lazer ou mesmo aproveitando a natureza.

Segundo a pesquisa, 43% dos brasileiros afirmaram que é importante passar um tempo desconectado, sem interrupções de qualquer tipo. Questionados sobre suas atividades preferidas de descontração, eles preferem aventuras ao ar livre: há um interesse global superior à média em aproveitar a natureza e os espaços abertos como rotas de fuga da vida cotidiana, com preferência por viagens terrestres, exercícios e passeios a lugares remotos ou isolados, bem como acampar e fazer caminhadas.

Desfrutar de boas companhias e bons momentos com os familiares queridos é uma prioridade para os consumidores em todo o mundo. No Brasil, 76% dos entrevistados afirmaram fazer um esforço verdadeiro para reservar tempo livre para passar momentos de qualidade com amigos e familiares, garantindo que uma experiência seja verdadeiramente inesquecível ao oferecer a oportunidade de estabelecer vínculos com aqueles que importam.

Segundo a pesquisa, 61% dos consumidores brasileiros definem “bons momentos” como passar tempo com as pessoas que gostam e 44% como fazer algo que lhes interessa. Além disso, 74% afirmaram preferir experiências inclusivas que sejam benéficas para diversos grupos de pessoas. Para 41% dos consumidores brasileiros, é essencial que se sintam aceitos e possam ser eles mesmos enquanto desfrutam experiências e tempo de qualidade com os demais.

Para conferir o estudo completo acesse o link.

(*) Crédito da foto: Unsplash