Junho é um mês marcado pela Semana do Meio Ambiente, período escolhido por muitos empreendimentos hoteleiros para reforçar seus compromissos com práticas sustentáveis. No caso da Master Hotéis, a rede aproveitou o simbolismo da data para atualizar ações de conscientização em suas unidades.

O grupo tem incentivado hóspedes e colaboradores a adotarem práticas sustentáveis nas dependências dos empreendimentos. Painéis solares, otimização de peças de enxoval para redução de lavagem desnecessária e separação de resíduos e descarte correto do lixo são alguns dos principais exemplos.

A rede hoteleira está trabalhando na campanha de redução de água e luz, orientando os colaboradores com medidas que evitam o desperdício, fazendo alusão à Semana do Meio Ambiente.

Novas práticas

Dentre as iniciativas praticadas pela Master, destaque para a instalação de uma composteira no Master Porto Alegre. As composteiras têm um papel significativo na redução de resíduos, já que ela diminui a emissão de poluentes, evita a contaminação do solo e ainda produz adubo natural, que é usado na horta do hotel. Com a prática da compostagem ainda é possível que empresas garantam abonos fiscais devido a redução de carbono, como forma de incentivo para os empreendimentos.

“Dentro de cada processo, sempre há uma maneira de realizar com menos impacto ambiental e mais sustentável. Este modo de pensar é uma construção que temos reforçado com nossas equipes. É uma oportunidade de trazer mais para perto de nós, que vivemos nas grandes cidades, a enorme responsabilidade de conscientização através destes atos, tão importantes também para as próximas gerações”, comenta Livia Trois, diretora da rede.

Além das iniciativas sustentáveis, todos os domingos o Master Porto Alegre realiza o evento “Vem Pra Feira”, com produtos orgânicos e artesanais produzidos por empreendedores locais.

“Isso que estamos fazendo é, sim, cuidado com a natureza e com as pessoas. Estamos fazendo isso não só pelos nossos colaboradores, hóspedes e comunidade, mas também para as próximas gerações. O bom exemplo para os próximos precisa vir de nós, para que isso seja levado adiante. Basta querer. Basta fazer”, finaliza Livia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Master Hotéis