A Marriott International, que apontou as reservas digitais como um dos impulsionadores da retomada, divulgou os resultados de 2021, descrevendo o ano passado como um período de aumento no número de quartos e contratações, se aproximando da marca de 1,5 milhão de UHs ao redor do mundo, segundo o Hotel Management. De acordo com dados divulgados no final de 2021, o portfólio da rede consistia em mais de 8 mil propriedades e cerca de 1,48 milhão quartos em 139 países.

Além disso, o pipeline da empresa prevê construção de mais 485 mil acomodações. Segundo relatório divulgado no terceiro trimestre do ano passado pela Lodging Econometrics, a Marriott tinha 1.286 hotéis com 166.174 quartos em construção e, até o final de setembro, abriu 60 unidades com 7.882 UHs. O número representa 30% do total de acomodações inauguradas nos EUA no período.

Em 2021, a companhia assinou 599 acordos, que respondem por 92 mil quartos, dos quais pouco mais da metade estão localizados fora dos EUA e Canadá. Em conferência realizada em novembro com investidores, Tony Capuano, CEO da rede, afirmou que espera que o avanço do número de acomodações chegue a 6% em todo o ano de 2021.

Crescimento das marcas de luxo, all inclusive e extended stay

No ano passado, a Marriott também registrou crescimento das marcas de luxo, chegando a 476 empreendimentos em 69 países e territórios. No período, a empresa assinou 40 acordos para hotéis da categoria, representando mais de 6 mil quartos, aumentando o portfólio em 4,8%.

Até o final de 2021, o pipeline do segmento na rede tinha quase 50 mil UHs. Para este ano, a perspectiva é de que sejam abertos mais 30 hotéis.

O portfólio de all inclusive, por sua vez, inclui 28 propriedades com 8 mil quartos no Caribe, México e América Central. No ano passado, foram firmados 22 acordos para construção de resorts no segmento, com a marca Autograph Collection Hotels respondendo pela maior parte deles. Além disso, as parcerias também contemplam a construção da primeira unidade all inclusive da Marriott no norte da África.

Carlton Ervin, diretor de Desenvolvimento Global da Marriott, pontuou que embora o crescimento tenha sido focado no Caribe e América Latina, a empresa vê grandes oportunidades de se expandir em outros mercados, como Oriente Médio.

No segmento de extended stay, a marca observou crescimento da demanda e credita a o resultado ao trabalho remoto e ao crescimento do bleisure – tendência que une negócios e lazer – ao redor do mundo. Em 2021, o segmento representou 37% das reservas da rede nos EUA e Canadá. As marcas Element Hotels, Residence Inn By Marriott e TownePlace Suites respondem por 1,4 mil hotéis.

Conversões

Durante o período, a Marriott converteu 18 mil quartos, número que representa 21% do total de aberturas. Entre as conversões mais esperadas para este ano, estão o JW Marriott Hotel São Paulo, com inauguração prevista para o segundo trimestre.

Demanda residencial

Atualmente, a Marriott possui cerca de 196 projetos residenciais abertos ou em desenvolvimento em todo o mundo. Em um panorama geral, o setor residencial da marca teve crescimento de 80% e a empresa espera estrear mais 14 projetos este ano em destinos como Nova York e Belgrado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International