A Marriott International lançou o seu relatório de sustentabilidade. Nomeado como  Serve 360 de 2021, o documento mostra o progresso da empresa em relação às metas socioambientais para 2025. Elas foram criadas com tendo alguns objetivos em mente, como capacitar as comunidades locais, criar práticas mais sustentáveis ​​para parceiros e hóspedes, bem como promover ambientes de trabalho e acomodações seguras e inclusivas.

A corporação foi amplamente reconhecida por seu compromisso em ser um ótimo local de trabalho para mulheres, negros e pessoas com deficiência, obtendo a pontuação máxima no Índice de Igualdade Corporativa da Campanha de Direitos Humanos nos últimos oito anos.

A rede também teve reconhecimentos importantes, como estar na listada deste ano do Bloomberg Gender-Equality Index. “Embora nós, juntamente com o resto do mundo, continuemos a nos concentrar na resposta e recuperação da pandemia, sabemos que também precisamos ser firmes em nosso compromisso mais amplo de Servir Nosso Mundo, especialmente para reduzir nossos impactos ambientais,” disse Anthony Capuano, Diretor Executivo, Marriott International.

O relatório de sustentabilidade possui objetivos divididos em quatro categorias diferentes:

  1. Cultive Our World: inclui os objetivos da corporação de construir as comunidades nas quais seus hotéis estão localizados por meio do voluntariado e outras práticas. Durante a pandemia, a empresa não atingiu sua meta anual de horas de trabalho voluntário. No entanto, a corporação se tornou uma das maiores doadoras de sangue corporativas para a Cruz Vermelha americana, hospedando quase 500 doações de sangue com mais de 14 mil unidades de sangue doadas.
  2. Sustain Responsible Operations: refere-se a práticas de sustentabilidade como redução do consumo de água e energia, investimento em energia renovável, redução do desperdício e outras iniciativas. Por enquanto, a meta da Marriott de reduzir as emissões de carbono em 30% até 2025 está no caminho certo, com uma redução de 32% desde 2016.A meta da Marriott de investir em 250 projetos de hotéis de reutilização adaptativa, nos quais desenvolve um hotel a partir de um edifício ou hotel existente, está adiantada, tendo inaugurado 184 hotéis de reutilização adaptativa desde 2016. Já a meta de ter todos os seus hotéis certificados com um padrão de sustentabilidade reconhecido está atrasada, relatando que 32% de seu portfólio foi certificado como sustentável. Sua outra meta, obter 30% de seu consumo de energia de recursos renováveis, é a meta menos concluída até agora, pois a empresa obteve 0,8% de sua energia de fontes renováveis.
  3. Empower Through Opportunity: promove parcerias da Marriott com uma ampla variedade de organizações sem fins lucrativos para ajudar a capacitar pessoas de comunidades carentes, veteranos, pessoas de cor e deficiência, indivíduos da comunidade LGBTQ +, refugiados e muito mais para se tornarem membros da força de trabalho da Marriott. Até agora, todos os seus objetivos nesta categoria estão no caminho certo. A corporação pretende investir US $ 35 milhões para desenvolver habilidades de hospitalidade nas comunidades em risco e carentes até 2025; até agora, investiu US $ 8 milhões desde 2016. Sua meta de ter sua liderança representada igualmente em termos de gênero foi acelerada para ser alcançada em 2023, com 44% de seus executivos globais sendo mulheres. Por último, sua meta de fazer com que as pessoas de cor representem 25 por cento de seus executivos até 2025 está quase atingida, com 20,5 por cento dos executivos sendo pessoas de cor no final de 2020.
  4. Welcome All e Advance Human Rights: concentra-se em questões como o reconhecimento e a dissuasão do tráfico humano, bem como a criação de parcerias duradouras com organizações sem fins lucrativos e a inclusão de critérios de direitos humanos nos contratos de construção. Até agora, cada uma das metas da corporação está no caminho certo, com 825.000 de seus associados já tendo sido treinados para reconhecer e responder ao tráfico humano e tendo 91 contratos contendo critérios de direitos humanos.

“Estou orgulhoso do que a empresa foi capaz de realizar durante este período e de como também enfrentamos algumas das questões mais desafiadoras que nosso setor e a sociedade enfrentam. À medida que avançamos em nossa jornada de sustentabilidade e impacto social, continuamos focados em alinhar nossa abordagem com a ciência climática atual e nos dedicamos a ter um impacto positivo nas comunidades onde operamos”, finalizou Capuano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International