Laboratórios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) não se aplicam apenas em empresas farmacêuticas e do Vale do Silício. No setor hoteleiro, a Marriott International costuma manter em segredo suas ações, mas vem investindo forte no departamento. Este ano, a rede pretende inaugurar um espaço dedicado à inovação em sua sede, na cidade de Maryland, segundo divulgado pelo Skift.

Para dar tração as suas ações, o grupo fechou parcerias com a LG Corp., Carrier Global Corp., entre outras startups para fazer parte de seu novo laboratório. Os planos para o desenvolvimento do espaço começaram antes da pandemia, mas é fato que a crise direcionará grande parte das iniciativas que serão exploradas pela Marriott e as novidades que serão implementadas em seus 7.800 hotéis.

O bleisure, segmento que ganhou notoriedade expressiva no setor hoteleiro, será um dos focos do laboratório. De acordo com Anthony Capuano, CEO da Marriott, a equipe de P&D busca descobrir como fazer os empreendimentos funcionarem melhor para esta demanda, bem como para outros departamentos como construção, operações e sustentabilidade.

“Achamos que há muito terreno fértil em várias dessas áreas, e nossa noção é que essas áreas de foco mudarão um pouco a cada ano”, disse Jeff Voris, vice-presidente sênior de Design Global da Marriott, em entrevista ao Skift. “A fusão das viagens de negócios e lazer: o que queremos fazer a respeito? O que achamos que é durável, em oposição ao que está aqui por um minuto”.

Foco das pesquisas

As viagens de lazer também serão o centro de muitas pesquisas do laboratório, visto que o setor é quatro vezes maior do que o turismo de negócios nas unidades da Marriott, de afirma Stephanie Linnartz, presidente da rede, durante uma participação no Yahoo Finance Live. O segmento se destacou durante a pandemia com o retorno de demandas mais ágil, logo, faz sentido que a empresa opte por explorar mais o apelo por esses viajantes.

“As coisas que fazemos afetam cada parte da experiência: a construção das coisas, a maneira como os hóspedes vivenciam e a maneira como os associados vivenciam – todas são importantes”, disse Voris. “Também posso dizer que, como alguém que tem um filho de oito e outro de seis anos, não acho que os hotéis façam um trabalho bom o suficiente para atender famílias ou viagens em grupo. E então, acho que é nisso que absolutamente queremos nos concentrar, acrescenta.

Mas algumas das pesquisas do novo laboratório se estenderão para tornar os quartos de hotel mais espaçosos e flexíveis; A Marriott está trabalhando com a marca de móveis e design Ori para maximizar o uso de espaços menores.

O fato de a Marriott trazer um parceiro como a Ori mostra que a empresa de hotéis do não vê um tipo de viagem combinada indo embora tão cedo. “Quando você quer que seja um escritório, é um escritório e, quando você quer que seja um quarto, é um quarto”, disse Voris sobre o potencial do quarto de hotel flexível. “Quando falamos sobre isso como uma suíte de hospitalidade, você quer ter reuniões em seu quarto, mas é meio estranho convidar pessoas para seu quarto. Então, se não é um quarto, é um escritório. Isso faz muito mais sentido”.

P&D no Brasil

Os desenvolvimentos do laboratório de P&D da Marriott devem chegar em seus empreendimentos brasileiros, o que deve acender uma luz para que outras redes entendam a relevância de investir em inovação. Por aqui, a Aviva é outro exemplo de empresa que vem buscando implementar uma cultura inovadora.

Em 2019, Humberto Favaro e Alcides Silva, ambos da Aviva, apresentaram os planos da empresa durante o Innovation Lab, promovido pela HSMAI Brasil. Para desenvolver a cultura de inovação, a Aviva aposta no equilíbrio entre autonomia e coordenação de trabalho em equipe. A rede vem implementando projetos de inovação, como Hackathons realizados com funcionários.

Iniciativas voltadas ao segmento de inovação, como as implementadas pela Marriott e Aviva ainda são raras na hotelaria, mas com certeza farão diferença no futuro. Estamos em 2022 e muitas empresas do setor ainda não entenderam a relevância de investir em ações pensadas a médio e longo prazo como forma de elevar as experiências dos clientes e, consequentemente, fomentar suas receitas. Um mundo novo está batendo à nossa porta, chegou a hora de abrir e entrar.

(*) Crédito da foto: reprodução/Skift