A Marriott International divulgou hoje (15) o balanço referente ao quarto trimestre do ano passado. No período, a gigante americana alcançou lucro líquido de US$ 468 milhões, resultado que supera o prejuízo de US$ 164 milhões reportado no mesmo período do ano anterior. Além disso, o EBITDA Ajustado foi de US$ 741 milhões, número consideravelmente superior em relação aos US$ 317 milhões do quarto trimestre de 2020.

A rede hoteleira também viu evolução no RevPar global, que teve avanço de 124,5% frente igual período do ano anterior. O resultado supera também o trimestre anterior, quando o crescimento alcançado foi de 118,4%. Nos Estados Unidos e Canadá, o percentual de crescimento foi de 143,6%.

“O quarto trimestre de 2021 encerrou um ano que mostrou a incrível resiliência do desejo das pessoas de viajar e o apelo de nosso amplo portfólio de 30 marcas globais. Tivemos progresso significativo na recuperação do RevPar em 2021, apesar do surgimento de novas variantes e dos ventos contrários contínuos da pandemia global”, pontua Anthony Capuano, CEO da Marriott.

“Ao fim do trimestre, o RevPar global estava 19% abaixo dos níveis de 2019, o que representa melhoria de 40 pontos percentuais em relação ao observado no primeiro trimestre. A diária média global, por sua vez, quase se recuperou para os níveis pré-pandemia, enquanto a ocupação ficou em 58%, caindo 12 pontos percentuais em relação a 2019. A demanda por lazer continuou a se destacar com ritmo mais lento, mas com contínua melhoria”, acrescenta.

Capuano pontua ainda, que todas as regiões com empreendimentos da Marriott apresentaram melhora no RevPar, com exceção da China, devido à política zero Covid-19. O executivo destaca que a rede está otimista e acredita que a recuperação global acontecerá de forma gradual ao longo de 2022.

Outros indicadores

No quarto trimestre, a receita operacional da Marriott foi de US$ 635 milhões. O resultado representa avanço frente ao prejuízo de US$ 128 milhões reportado no mesmo período de 2020. Ajustando o indicador, a cifra alcançada foi de US$ 578 milhões.

O lucro líquido ajustado, por sua vez, totalizou US$ 430 milhões. Os resultados ajustados de 2021 excluíram benefícios fiscais de US$ 74 milhões, encargos de depreciação de US$ 88 milhões, e perda na venda de ativos, que totaliza US$ 4 milhões.

As taxas de administração de franquia totalizaram US$ 737 milhões no período. O aumento do montante é atribuído, principalmente, ao crescimento gradual do RevPar. Outras taxas de franquia não relacionadas ao indicador alcançaram US$ 186 milhões.

Já as despesas gerais e administrativas totalizaram US$ 213 milhões, em comparação aos US$ 183 milhões registrados em mesmo período do ano anterior. O aumento reflete principalmente maiores custos legais e de remuneração.

Pipeline e projeções

A Marriott adicionou 120 propriedades (20.440 quartos) ao seu portfólio global no quarto trimestre de 2021, incluindo mais de 3,5 mil UHs oriundas de conversões e aproximadamente 10 mil nos mercados internacionais. Ao mesmo tempo, 23 propriedades saíram do sistema da rede. Ao final de 2021, o sistema global da Marriott totalizava 7.989 propriedades, com mais de 1,4 milhão de quartos.

Ainda no fim do ano passado, o pipeline global de desenvolvimento totalizava 2.831 projetos, com cerca de 485 mil quartos. Além disso, foram incluídas outras 1.008 propriedades em construção, alcançando 202 mil acomodações.

Outros 98 projetos com 19 mil quartos foram aprovados para desenvolvimento. Para este ano, a rede prevê investimentos entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões. Os gastos incluem despesas com tecnologia, adiantamentos de empréstimos, custos de aquisição de contratos e outras atividades.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International