Todos sabemos que a propaganda é a alma do negócio. Assim, temos que ser conscientes de que em uma boa publicidade de Hotéis se faz necessária imagens de qualidade e bom gosto, e que realmente atraiam o potencial hóspede. Por isso, fico feliz em poder contribuir com boas dicas para fotografar o seu hotel.

Tanto na área de turismo como na de negócios, o que todo cliente deseja é bem-estar, conforto e uma boa gastronomia. E como transmitir essas sensações na fotografia? Bons e adequados equipamentos fotográficos, além de experiência, são indispensáveis! Porém, o mais importante para o fotógrafo é ter muita sensibilidade para que o resultado final de cada clique seja uma imagem que atraia e seduza.

Raramente uma boa foto é obra do acaso, cada uma tem que ser realizada com parcimônia, meticulosamente pensada e produzida, sem excessos em sua produção, e também não passar falsas impressões dos ambientes, como por exemplo, usar uma lente tipo “olho de peixe” em um local pequeno, dando a impressão de um ambiente muito maior. Uma lente grande angular, essa sim, é essencial para se fotografar ambientes internos, principalmente quartos e banheiros.

Para capturarmos imagens internas e noturnas, o tripé torna-se indispensável, pois para essas fotos, geralmente, é necessário um longo tempo de exposição, e também podemos dessa forma, estudar com maior facilidade todos os detalhes de nossa composição, fazendo ajustes e correções sempre que necessário.

Dicas para fotografar seu hotel: gastronomia

As imagens relacionadas à gastronomia podem ser realizadas com produções simples ou sofisticadas, porém o importante não é somente mostrar o prato, mas despertar o desejo de quem observa a imagem, é o famoso efeito appetite appeal. Na maioria das vezes, para esse efeito, uma luz lateral de uma janela ou uma iluminação artificial, costuma dar bons resultados, exceto com as lâmpadas de tom frio (acima de 5000k); e também, utilizar uma teleobjetiva com o diafragma aberto ao máximo. Isso dá um interessante e agradável efeito de desfoque.

Fotografias da estrutura e atendimento necessitam de uma boa e suave luz, exigindo que o fotógrafo estude os melhores horários para realização de cada uma, além é claro das fotos noturnas, que valorizam muito cada ambiente.

Algumas câmaras tem como recurso o Sistema HDR (High Dynamic Range), ou seja: Alto Alcance Dinâmico. Ideal para aquelas cenas de muito contraste entre as altas e baixas luzes, como por exemplo, nas áreas externas em dias ensolarados. Assim, utilizando-se essa técnica, ganha-se detalhes em todas as áreas da imagem, porém, para utilizar o HDR, é necessário o uso do tripé, pois em um só clique, a câmera dispara algumas vezes, e une automaticamente várias fotos, desde as mais claras até as mais escuras, em uma só imagem final.

Temos que nos preocupar também, para não haver problemas futuros, com a autorização de utilização de imagem, por escrito, das fotos que envolvam funcionários ou hóspedes. Processos judiciais não são raros.

Como fotógrafo há mais de 30 anos, considero a boa fotografia de Hotéis uma Arte digna de ser exposta e admirada como nas melhores galerias, quem sabe, na galeria de imagens de seu site e das redes sociais.

Sucesso a todos!

Marcos Carvalho, fotógrafo das áreas de Hotelaria, Publicidade e Editorial iniciou sua carreira aos quinze anos de idade, em 1978, fotografando eventos sociais. Em 1983 começou a atuar, também, na área médico-científica, produzindo Slides e VTs aos seus clientes cirurgiões, para exibição em congressos. Em 1986 entrou para o “mundo da publicidade”, fotografando para diversas agências: produtos, gente, interiores, indústrias, moda, alimentos, além de executar fotos aéreas; e, desde 2007 vem se dedicando especialmente na área Hoteleira.

https://www.marcoscarvalho.com.br/hotsite/