Localizado em Balneário Camboriú (SC), o Marambaia Hotel, que tem registrado bons resultados nos últimos anos, deu um passo importante em direção à inclusão da pessoa com deficiência, recebendo, no fim de novembro, certificação como primeiro hotel amigo do autista de Santa Catarina, concedido pela Incluir Treinamentos, que capacita profissionais do setor hoteleiro para atender pessoas com necessidades especiais.

“A necessidade de participar do treinamento surgiu após participarmos de uma palestra na feira da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), onde achamos o tema interessante e fomos buscar conhecimento. Ali, tivemos o entendimento de que algumas coisas precisariam ser feitas no hotel para receber melhor esse público”, afirmou Sheila Petri, gerente geral do empreendimento, à reportagem do Hotelier News.

“Em seguida, buscamos o treinamento, no qual imergimos em um mundo que conhecíamos muito pouco. Com isso, percebemos que a prioridade era entender a necessidade das famílias e adaptar o hotel e o atendimento para garantir uma boa experiência para essas pessoas, já que o autismo se manifesta de diversas formas diferentes, sem padrões, ou seja, foi necessário que houvesse comprometimento por parte de toda a equipe do Hotel Marambaia”, ressaltou.

Sheila afirmou ainda que espera que outros hotéis da região também busquem capacitação para aprimorar o atendimento e promover a inclusão. “Nós não queremos que somente a nossa empresa seja capacitada. Pelo contrário, almejamos que todas as empresas da região se capacitem para receber essas famílias, que precisam de atenção, carinho e empatia”, destaca.

Marambaia Hotel: atendimento personalizado na busca por inclusão

O hotel, que tem sua estrutura física preparada para receber pessoas com necessidades especiais, busca, no atendimento personalizado, promover a inclusão e criar um ambiente receptivo.

“Em casos de autismo, as necessidades variam de pessoa para pessoa. Enquanto uma tem a necessidade da preparação do café da manhã com mesa reservada e alimentação diferente, outra precisa de um lugar silencioso para fazer o check-in. Com isso, o setor comercial faz um questionário para entender todas essas demandas e aplicar esse atendimento personalizado para quando as famílias se instalarem no nosso hotel”, acrescenta Daniela Argenta, gerente comercial do hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com