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Acompanhar tendências e mudanças, além de entender as demandas de nichos específicos levou a MAPA360 a alcançar um novo patamar em estratégia de comunicação corporativa e publicidade. A empresa, que atua há mais de 20 anos no mercado, foi reconhecida como a melhor agência de comunicação brasileira com foco no setor hoteleiro pela Lux Life Magazine.

A publicação britânica, que reconhece empresas de destaque no turismo, possui um comitê que integra diferentes segmentos, como a hotelaria. Os critérios de avaliação são baseados em pesquisas de mercado, e contempla pontos como:

  • Atendimento ao cliente
  • Criatividade
  • Inovação

“Trata-se de uma pesquisa bem aberta, que envolve imprensa, clientes, hoteleiros, entre outros players do mercado. Esta é a oitava edição do prêmio e a primeira vez que a MAPA360 leva o reconhecimento para casa”, conta Maria Priscila Alves, sócia-fundadora da agência.

Para a executiva, a premiação é fruto de um trabalho de mais de duas décadas, construído por um time multidisciplinar e uma metodologia de atuação consolidada. “Atingimos grandes empresas, tanto nacionais quanto internacionais. Também entramos em outros segmentos, o que mostra a solidez do nosso trabalho”, acrescenta.

Como uma agência brasileira e independente, a MAPA360 vem expandindo de forma orgânica sua base de clientes — que até a pandemia era 70% composta por empresas do turismo, hotelaria e aviação.

MAPA360 - sócios

Paes Leme; Fabio Nabozni (sócio conselheiro) e Maria Priscila

Posicionamento 360

A capacidade de se renovar também fez a agência se destacar perante o mercado. Antes MAPA Comunicação Integrada, a empresa que começou como assessoria de imprensa adotou o posicionamento 360 ao penetrar com mais afinco no ecossistema digital, onde abraçou mais vertentes de comunicação corporativa.

“Nos últimos cinco anos, a publicidade e propaganda ganhou mais espaço no nosso negócio e mudamos nosso posicionamento. Como MAPA360, ampliamos nossa equipe, com profissionais que fortaleceram ainda mais nossa presença de mercado, o que nos levou à expansão”, salienta Maria Priscila.

Em 2022, Rafael Paes Leme passou a integrar o quadro societário da agência, reforçando seu caráter publicitário. “Contamos com uma expertise de quase 22 anos que nasceu no turismo, alinhada a um modelo 360 que abrange assessoria de imprensa, marketing de influência, campanhas publicitárias, tráfego e social media, todos falando a mesma língua e descobrimos como vender hotelaria”, avalia o COO.

Com oito hotéis e três redes hoteleiras em seu portfólio, a MAPA360 acredita que a estratégia desenvolvida por agências não substitui o marketing interno dos empreendimentos, mas o complementa. “É importante ter uma boa interface dentro do hotel para que funcione, sem isso não tem como implementar nenhuma ação”, pontua Leme.

Para a MAPA360, atuar em diferentes frentes é o segredo do êxito nas campanhas. Enquanto a assessoria reúne fontes, o marketing de influência divulga de forma amplificada e incentiva o consumidor a comprar.

“No quesito performance, sabemos que o motor de reservas é uma peça fundamental. Os hotéis que não brilham os olhos para isso deixam de ganhar. Operadoras, agências e parceiros são importantes, mas ter um canal de baixo custo e alta capacidade e metrificação de campanhas é essencial”, diz o executivo.

Com um produto em mãos de alto valor para a hotelaria, a MAPA360 busca ser um suporte para hotéis que não possuem ações de marketing estruturadas. “Queremos crescer ainda mais nosso braço hoteleiro, que segue como um setor estratégico para a empresa”, enfatiza Maria Priscila.

Inovação + marketing de influência

A junção de duas fortes tendências de mercado — inovação e marketing de influência — gerou uma startup de contratação de influenciadores digitais. A Mundo Mapping, nas palavras da fundadora, é um spin-off dos serviços da agência.

“Não agenciamos influenciadores, mas ofertamos uma tecnologia que possui um banco de dados com mais de 8 mil influencers cadastrados. São pessoas com alta qualidade de engajamento que atuamos em parceria em algumas campanhas”, revela Maria Priscila.

Cerca de 40% dos profissionais cadastrados na plataforma atuam no segmento de turismo. Segundo a executiva, a startup está em operação há seis meses, totalizando 400 clientes e movimentação de R$ 2 milhões em parcerias e projetos. “Recebemos a assinatura das marcas com um valor democrático. Muitas empresas hoteleiras já estão testando e adorando”.

Perfis com mais de 2 mil seguidores podem se cadastrar na Mundo Mapping, enquanto as marcas gerenciam suas contas para criar campanhas e buscar influenciadores que façam sentido para suas estratégias de comunicação.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/MAPA360