Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de empreendimentos hoteleiros abertos supera o índice de fechados. Em levantamento realizado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) em junho, 51% da oferta do país ainda estava com as operações paralisadas. Em novo estudo, o indicador caiu para 38% e a marca de unidades em funcionamento subiu para 62%.

Outra pesquisa promovida pela entidade já apontava esse movimento, onde três a cada quatro hotéis tinham data prevista de reabertura para os meses de junho e julho. Como vimos nas últimas semanas, o mercado brasileiro vem passando por uma retomada em massa.

O estudo foi realizado com 65 redes, 884 hotéis, totalizando 142.899 UHs em 26 estados e 209 municípios. Para os empreendimentos que seguem fechados, 35,5% pretendem reabrir ainda este mês, outros 40,3% devem retomar as atividades em agosto e 9% em setembro.

FOHB- oferta hoteleira

FOHB: números regionais

Campinas ultrapassou Brasília em número de hotéis abertos, com 88,12% de sua oferta operando, seguida da capital, com 83,07%. São Paulo, praça com maior portfólio do país, passou de 46,61% de empreendimentos abertos em junho para 58,24% em julho.

Em contrapartida, Salvador está com sua oferta majoritariamente paralisada – 56,36%. No Rio de Janeiro, o cenário é semelhante – 55,50% das unidades hoteleiras seguem de portas fechadas. 

FOHB - oferta hoteleira

 

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito das imagens: Divulgação/FOHB