Como para o restante do setor, o Covid-19 trouxe turbulência para o Maion Boutique Hotel, só que adicionados a outros fatores também. Localizado na Praia do Espelho, em Porto Seguro (BA), o hotel era conhecido como Pousada do Baiano, sendo reinaugurado e renomeado em dezembro de 2019. Com o agravamento da pandemia, fechou em março de 2020 por ordem pública e reabriu em setembro. Agora, com nove meses totais de operação, o meio de hospedagem luxo tem 80% das vendas via canais diretos.

Durante o período de funcionamento desde o rebranding, o Maion Hotel teve ocupação e diária médias de 40% e R$ 1,7 mil, respectivamente. Na avaliação de Joab Pinheiro, gerente geral do Maion Boutique Hotel, o desempenho tem relação com o bom relacionamento e a reputação construída pelo empreendimento antes da pandemia. “A aproximação com nossos clientes e a boa reputação permitiu que as reservas diretas fossem nosso canal de distribuição primário. Além disso, OTAs (17%) e operadoras (3%) também ajudavam”, explica.

Pinheiro revelou à reportagem do Hotelier News que 2021 tem sido um ano atípico por conta da pandemia. Ele afirma que tanto ele, quanto os proprietários (Leonardo Cabral e Giorgio Volonghi), acreditam na vacinação em massa como instrumento principal na retomada do turismo na região.

Maion Hotel: perfil e estrutura

Segundo o gerente geral, o hotel-boutique tem como principais emissores São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santos. Com prevalência de famílias e casais com filhos, Pinheiro afirma que o público do empreendimento é predominantemente de classe A.

Ao todo, o hotel dispõe de 13 suítes, divididas em quatro categorias – Areia, Coral, Falésia e Falésia Super Luxo. Na decoração, a inspiração vem da cultura indígena, com assinatura de Marlon Gama no projeto arquitetônico.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Maion Boutique Hotel