No mesmo mês em que o WTTC (World Travel & Tourism Council) anunciou suas diretrizes de sustentabilidade hoteleira, a Rede Mabu de Hotéis reforçou seu compromisso de políticas ESG (Environmental, social and corporate governance), que ditarão as ações da empresa que caminha para seus 50 anos de atividades.

Desde 2012, o grupo hoteleiro de Foz do Iguaçu é apoiado por uma Política de Gestão de Sustentabilidade, quando recebeu o selo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de acordo com a norma NBR 15401 — referência em qualidade de serviços e sustentabilidade para hotéis, pousadas e meios de hospedagem brasileiros.

“Fomos um dos primeiros a receber a certificação. Nossa agenda começou com os pilares social e ambiental, quando a sigla ESG ainda não estava em destaque no setor. Também iniciamos um processo de governança junto aos acionistas, com o intuito de profissionalizar a empresa e emplacar a gestão corporativa”, conta Wellington Estruquel, CEO do Mabu. Em 2011, o grupo implementou a criação de um Conselho de Administração e contatou o executivo para comandar a mudança.

Desde então, a rede já desenvolveu 12 ciclos de planejamento estratégico para o aprimoramento da governança. “Fomos incrementando ações de sustentabilidade e social, medidas obrigatórias para a obtenção do selo. Ali, começamos a nossa jornada e atualmente operamos com iniciativas de controle de energia, gasto de água e tratamento de resíduos, por exemplo”, salienta o executivo.

Mais de 70 ações de ESG são praticadas no complexo do Mabu em Foz do Iguaçu, orientadas por uma agenda anual. A política dos empreendimentos Mabu Thermas Grand Resort, My Mabu Homes e Blue Park vai muito além da construção de uma imagem positiva e ecofriendly. As medidas fazem parte das atividades do grupo há uma década e foram traçadas por alguns pilares:

Manter um relacionamento de cooperação, credibilidade e transparência junto aos órgãos governamentais e partes interessadas;

  •  Promover crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança e da qualidade de vida;
  • Fomentar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
  • Implementar processos gerenciais e operacionais que garantam a satisfação das necessidades dos clientes e acionistas, estimulando o seu comprometimento com as questões ambientais e socioculturais;
  • Conservar o meio ambiente buscando a utilização das melhores práticas;
  • Promover ações socioculturais e ambientais que atendam as expectativas das partes interessadas, visando melhorar a imagem do destino turístico.
Mabu - wellington estruquel

Novo selo deve elevar a barra de exigências, diz o CEO

Os próximos 50 anos

Em 2023, a Rede Mabu de Hotéis completa meio século de operação e, para garantir um futuro sustentável da empresa, os próximos passos da agenda foram traçados. Este mês, o grupo passará por auditoria para renovar a certificação da norma NBR 15401, além de iniciar os trabalhos para conquistar seu primeiro selo internacional.

A ISO 21401 para hotéis sustentáveis padroniza a forma de avaliar a qualidade de produtos e serviços de maneira global. “A certificação preconiza o que já temos feito, mas com metas mais ambiciosas. No âmbito social, o selo tem um peso mais relevante para nós. Não existem uma ou duas ações, mas pequenas iniciativas no dia a dia que efetivamente fazem a diferença e contribuem para uma agenda ESG”, destaca o CEO.

O complexo faz o tratamento de 100% de águas residuais através de estações de tratamento de efluentes, com capacidade para tratar 12 metros cúbicos (m³) de esgoto por hora, com eficiência de remoção de carga orgânica de 90%. A rede também utiliza aquecimento solar para geração de água quente, monitoramento diário de consumo de gás e manutenção preventiva dos queimadores.

No quesito social, o Mabu conta com 15 colaboradores PCDs (pessoa com deficiência), atuando com 95% de mão de obra local e 60% de seu quadro de funcionários é composto por mulheres — sendo 33% em cargos de gerência e 22% em diretorias. O grupo ainda tem parcerias firmadas com ONGs e associações, como Centro de Nutrição Infantil, APASFI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu) e APAE (Associação dos Amigos Excepcionais de Foz do Iguaçu).

“Temos parcerias de energia renovável desde 2015 e não consumimos energia comum. Estes processos são liderados por um comitê executivo de boas práticas. Também estamos na fase de desenvolvimento da terceira fase do Blue Park, com produtos de A&B sem o uso de plástico e priorizando embalagens recicláveis. Após 10 anos do início da nossa jornada, finalmente podemos dizer que temos uma cultura sustentável implementada”, comemora Estruquel. “É um compromisso de alta gestão que leva tempo, mas são pequenas ações que fazem essa composição”, complementa.

A nova certificação chegará com o intuito de subir a barra de exigências da rede quanto aos seus indicadores de sustentabilidade, visando menor impacto e maior proteção ambiental. “Também contamos com uma agenda de eventos sociais, como o Dia da Alegria, que traz mais de 1,2 mil crianças carentes ao parque para passar o dia e aproveitar. É uma felicidade indescritível e uma ação de grande impacto. Estamos em fase de aprimoramento de nossa governança, mas é um caminho que vamos seguir evoluindo”, finaliza o CEO.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Rede Mabu de Hotéis