Live reúne hoteleiros para debater tecnologia como pilar de segurança na retomada
17 de junho de 2020Debatedores mostraram que pequenos hoteleiros podem embarcar nessa
Acabou há pouco, com transmissão no canal do Hotelier News no YouTube, a live Tecnologia: pilar de segurança do hóspede. No debate, os participantes mostraram como essas soluções podem ser aliadas para atrair a clientela na retomada. Mais ainda, de que forma essas ferramentas conseguem ser um diferencial competitivo para o chamado “novo normal”.
Participaram da transmissão Marcelo Salomão (Accor), Matheus Henrique Garcia (GJP Hotels & Resorts), Nilton Cambé (Marriott São Paulo Airport Hotel), Rafael Albuquerque (Zoox) e Sebastian Barrionuevo (ASSA ABLOY Hospitality). Peter Kutuchian e Vinicius Medeiros, ambos do Hotelier News, dividiram a mediação.
Logo na abertura, Cambé destacou que muitas das tecnologias que vêm sendo demandas no momento já estavam disponíveis no mercado. Como exemplo de ferramentas que seguem o conceito less touch, e de menor interação entre hóspedes e equipe do hotel, ele citou os check-in e check-out virtuais, bem como a abertura de portas por mobile acess.
“Todas elas ajudam bastante na questão de segurança, agora tudo vai depender do orçamento de cada hotel para implementá-las”, comentou Cambé. Com a mesma linha de raciocínio, Garcia destacou como a tecnologia será uma grande habilitadora do “novo normal”. “Com um celular na mão o consumidor já consegue fazer muita coisa”, reforça.
“Agora, é importante ressaltar que tecnologia é o meio e, diante disso, a hotelaria não pode perder sua essência de acolhimento. Portanto, o ponto chave na operação são as pessoas e experiência do consumidor deve estar no centro disso tudo. Por isso, é fundamental neste momento entender a jornada do cliente”, complementou o CIO da GJP Hotels & Resorts.
Live: PMEs e distanciamento
Agora, com a maior preocupação em relação ao distanciamento social, como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada? Antes de responder, Albuquerque comentou que ter pessoas habilitadas para operá-las é o passo inicial. “Criamos o Zoox Academy Hospitality justamente para facilitar esse processo. Pessoas são peças-chaves nessa transformação”, afirmou.
Agora, de fato, fornecedores de tecnologia na hotelaria despejam regularmente novidades para os hoteleiros. Para grandes redes, é mais fácil adotar essas soluções na operação, mas e os pequenos meios de hospedagem, como ficam? Diante do cenário de baixa demanda e mão de obra limitada no pós-pandemia, essa tarefa será ainda mais complexa, certo?
Para todos os participantes, é possível se adaptar, pois há tecnologias viáveis e baratas no mercado. “Minha dica é conhecer a dor tecnológica do seu empreendimento. Se você não sabe, contrate alguém que pode ter ajudar, porque esse hoteleiro precisa dar um tiro certeiro”, comentou Salomão, diretor de TI e Distribuição da Accor.
“De fato, há coisas que não têm como reduzir muito o custo sem reduzir a qualidade. A grande questão é pensar no custo total da solução e como ela vai agregar para o resultado final do hotel. Então, é pensar menos em despesa e mais em investimento. Quem não quer colocar x e trazer 2 x em seis meses?”, complementou Barrionuevo, da ASSA ABLOY Hospitality.
Para ver a transmissão completa e saber em mais detalhes o que foi debatido, acesse https://bit.ly/3hAuXYx.
(*) Crédito das fotos: reprodução de internet