Com uma história que data desde o final do século XIX, o Limoeiro da Concórdia Fazenda de Charme traz luxo e exclusividade para Itu, no interior de São Paulo. Aberto em maio, o hotel boutique opera em soft opening e já está atendendo a demanda reprimida de lazer da capital paulista, em especial as de experiências e ecoturismo.

“Tudo é pensado nos mínimos detalhes para o bem receber. O hóspede deve ser tratado como único, por meio de experiências personalizadas. O lugar é gostoso, o clima é uma delícia e a fazenda é muito acolhedora e maravilhosa”, comenta Sabrina Angeli, gerente geral do Limoeiro da Concórdia. “Não tem ninguém que não fique encantado com o espaço e sua história”, complementa.

A história da fazenda Concórdia remete à era do ciclo do café no oeste paulista, segundo Sabrina. “Era uma das maiores produtoras de café e gado da região de Itu. Três irmãos da família Nunes foram contratados para cuidar do Armazém do Limoeiro, que abastecia outras fazendas da região com arroz, feijão, entre outros produtos”, conta.

Na época, era comum que o patrão guardasse parte do dinheiro adquirido pelos funcionários. Antes de falecer, o dono da fazenda pediu que as contas com os colaboradores fossem acertadas. “Dito e feito. Quando o homem faleceu, sua esposa cumpriu sua palavra e pagou os irmãos. Com participação nos lucros, o trabalho duro dos funcionários rendeu o suficiente para comprar o armazém. Em seguida, também compraram a própria fazenda”, revela Sabrina.

Hoje, já é a terceira geração da família Nunes que cuida do espaço. A princípio, não havia qualquer intenção de torná-lo um hotel, visto que se tratava de lugar para a própria família descansar e se reunir. Com o passar do tempo, os proprietários optaram por compartilhar a experiência rural e histórica com o público.

Limoeiro Da Concordia Fazenda De Charme_quarto

Quartos são divididos nas antigas casas da fazenda

Estrutura

O Limoeiro da Concórdia Fazenda de Charme possui 26 acomodações, todas divididas entre as antigas casas dos irmãos Nunes. Na casa Fernando, são sete apartamentos de luxo e uma suíte master, enquanto as Colônias Italianas, casas dos antigos colonos, contam com UHs de luxo e superluxo.

“Já o Chalé Família dispõe de uma sala aconchegante, sendo que cada lado dela leva a dois apartamentos diferentes. Cada um destes possui dois quartos, um com cama de casal e outro com duas camas de solteiro”, afirma Sabrina. “É um espaço ideal para acomodar grandes famílias ou grupos de viajantes”, complementa.

Na casa Eugênia, avó de um dos proprietários, são três suítes junior e uma master, enquanto que a casa Sede dispõe de um bar ao redor da lareira, sala de jogos, sala de carteado e sala de estar, fora a recepção e a parte administrativa do hotel.

O empreendimento ainda possui outros atrativos, como duas piscinas climatizadas, lago com gazebos, quadra de beach tennis, lounge para fogueira, redário, além da horta, que abastece a fazenda e o Armazém do Limoeiro, restaurante aberto ao público que oferece feijoada aos domingos.

“A maioria dos alimentos servidos pros hóspedes é produzida na própria fazenda, desde pães caseiros, geleias e doces de leite, até queijos, croissants, bolos e tortas”, destaca Sabrina. “Toda a alimentação do hotel tem aquele gostinho e cara de fazenda”, completa.

“Vale dizer também que oferecemos serviço de internet, mas os hóspedes evitam, visto que a ideia de se hospedar aqui é justamente esquecer do mundo lá fora”, pontua a gerente. “Até as crianças deixam os celulares, a ponto de esquecê-los nas instalações da fazenda e os pais terem de recolher da caixinha de achados e perdidos depois”.

Para as crianças, o hotel ainda oferece uma variedade de atrativos, como bolhas de sabão gigantes, oficinas de artesanato, brincadeiras com massinha de modelar, passeio a cavalo pela fazenda, entre outras atividades. Embora seja voltado aos pequenos, adultos também podem se divertir no passeio a cavalo e há planos para se construir uma hípica e oferecer experiências para fora da propriedade.

Limoeiro da Concórdia Fazenda de Charme_cavalo

Passeios a cavalo estão entre as atividades do hotel

Público, distribuição e expectativas

Com um público quase exclusivamente composto por visitantes da capital paulista, o hotel aposta em famílias e grupos de amigos. “Pretendemos receber algum público corporativo, tanto que a construção da sala de eventos é a última etapa. Como temos poucos apartamentos, não podemos comportar grandes eventos”, conta Sabrina. “Há uma capela, em que fomos liberados para receber casamentos e batizados”, acrescenta.

Por estar em soft opening, o empreendimento está entrando em plena operação gradativamente. No campo da distribuição, o site do hotel entrou no ar no final da semana passada. Apesar de recém-cadastrados nas principais plataformas de viagens online, o Limoeiro da Concórdia Fazenda de Charme pretende realizar uma distribuição mais assertiva e precisa.

“Por termos apenas 26 apartamentos, buscamos parceiros com público voltado ao nosso produto. Estamos procurando, por exemplo, empresas especializadas em atividades de turismo rural, ecoturismo, tours e passeios de bicicleta, entre outros”, exemplifica Sabrina.

“Acredito que tem tudo pra dar certo. É uma fazenda encantadora e charmosa, que transmite paz e descanso num tempo em que todos precisam se desconectar. O turismo rural está em alta e logo será difícil de reservar um apartamento”, comemora a gerente. “Já contamos com diária média de R$ 1,2 mil, mas deve chegar em R$ 1,8 mil em pouco tempo”, salienta.

O empreendimento já atingiu ocupação máxima com a realização de eventos, aniversários e casamentos. A gerente reforça que o Limoeiro da Concórdia não trabalha com day use e tampouco permite visitas sem agendamento prévio como forma de garantir a exclusividade e privacidade do hóspede.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Limoeiro da Concórdia Fazenda de Charme