Promovido hoje (24), pela BandNews, o Fórum BandNews – A Retomada do Turismo convidou lideranças do turismo e hotelaria para discutir os próximos passos para o retorno das atividades do mercado. Marcaram presença no palco Toni Sando, presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau); Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo e Julio Serson, secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo.

Para iniciar o debate, o apresentador Marcelo D’Angelo destacou a importância econômica do setor. “É uma indústria que corresponde a pelo menos 10% de toda a riqueza gerada na economia global. A pandemia provocou forte impacto no setor, mas as medidas de flexibilização do isolamento e distanciamento buscam adaptar a retomada das atividades com segurança”. 

Em seguida, o governador de São Paulo, João Doria, fez uma saudação aos presentes por vídeo. “É uma importante retomada no estado e no país, fomentando o debate dos setores público e privado e também do governo do estado que leva o turismo a sério, pois há uma transversalidade do segmento como geradora de renda e promotora de imagem”, salienta.

Sobre as expectativas para o turismo, Lummertz afirma que a volta será benéfica com a valorização do setor durante o período de isolamento. “O primeiro desejo das pessoas é voltar a normalidade, sair de casa nos dias de hoje é uma aventura. Criou-se uma valorização nesse sentido, pois o segundo maior desejo é viajar. Com a desmaterialização da sociedade, o turismo cresceu. As pessoas estão dando menos importância para o físico e mais para a experiência”.

“A indústria é uma das mais importantes do planeta e o estado de São Paulo prioriza essa área. A retomada vai acontecer e a Secretaria de Relações Internacionais entende o potencial de capilaridade do setor. Espero que a pandemia passe em breve e que o turismo sirva como alavanca economica”, complementa Serson.

Em sua fala, Sando deu destaque para a importância da união de forças no momento de crise. “É importante esse trabalho da iniciativa pública e privada no momento da pandemia e unir forças pelo bem comum, que é a sobrevivência do setor e da cadeia produtiva. Temos que retomar fazendo ajustes, alinhando e aplicando protocolos visando o bem-estar de quem trabalha e quem visita São Paulo”. 

Fórum BandNews: aéreo e hotelaria

Por vídeo, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) deu seu depoimento sobre o retorno do setor aéreo.”Os protocolos que estão em vigor serão mantidos até segunda orientação médica ou quando chegar o momento da vacina. Até lá, embarcaremos de máscaras com distanciamento e faremos a limpeza das aeronaves. Daremos ampla publicidade aos protocolos desenvolvidos e vamos debater junto a cadeia como transmitir segurança aos passageiros e criar um ambiente que permita o hábito de viajar”.

Representando o setor hoteleiro, Patrick Mendes, CEO da Accor para América do Sul e Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Vila Galé também participaram do Fórum de forma remota. “Estamos observando o comportamento do consumidor. Alguns hotéis de lazer estão indo bem e alguns econômicos reabrindo de forma tímida. Fechamos mais de três mil unidades e hoje estamos com 80% do nosso portfólio funcionando. Na Europa, a retomada também está demorando e acredito que vá demorar entre 12 a 15 meses para nos recuperarmos”, afirma Mendes.

“O turismo tem um peso relevante na economia e é transversal, pois um hotel compra roupas, alimentação, demanda obras, movimenta todos os setores. Vamos abrir em breve o Vila Galé Paulista em São Paulo e um resort em Alagoas. Parar é morrer. Temos a obrigação de voltar com grande potencial de ser o motor de retomada do país”, finaliza Almeida.

(*) Crédito da capa: Divulgação/SPCVB