Na Les Cles d’Or Brasil (Associação Brasileira de Concierge de Grandes Hotéis), o momento é de mudança. A entidade elegeu nova diretoria para a o biênio 2024-2026 e tem Anderson Azevedo, chefe de Concierge do Copacabana Palace, como novo presidente. Assim, Renata Farha, concierge do InterContinental São Paulo, que respondia pela presidência no Brasil, agora passa a responder por toda a divisão das Américas da associação.

Os demais membros da diretoria da Les Clefs d’Or são: Igor Alvim (Fasano Rio de Janeiro), que passa a atuar como vice-presidente; João Faustino, também do Fasano Rio, é o novo tesoureiro; Júlio Soares (Grand Hyatt São Paulo), é o novo secretário geral; e Priscila Medeiros (Sheraton Grand Rio), passa a responder pela vice-presidência de Desenvolvimento da entidade.

Les Clefs d'Or - Anderson_Azevedo

Azevedo detalha planos da nova gestão

“A presidência retorna ao Rio de Janeiro depois de quatro anos em São Paulo. Estou feliz e honrado em assumir essa posição aqui no Brasil. Nosso foco segue sendo principalmente educacional, que é nossa grande vocação, buscando sempre formar concierges e mantê-los cada vez mais atualizados”, diz Azevedo em entrevista ao Hotelier News, sobre os objetivos da nova diretoria.

“Além disso, outro pilar interessante dessa gestão serão as mídias sociais. Estamos com um projeto de transformar esse canal em um verdadeiro travel guide. Hoje, nosso Instagram é mais institucional, e isso é algo que será mudado. O concierge é, por essência, um curador da cidade, e as redes sociais vão precisar refletir essa curadoria. Também lançaremos um livro nos próximos dois anos, contando a história da associação no Brasil e o que a Les Clefs d’Or significa para o país. Na hotelaria, é a única associação de concierges que existe e reúne as principais marcas a nível global”, completa.

Nova diretoria

Azevedo é graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes e em Turismo pela Estácio. Além disso, sua formação também conta com curso de extensão em Liderança e Administração de Negócios pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e MBA em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes.

Iniciou sua carreira na hotelaria há quase 20 anos, em 2006, no Four Points by Sheraton, em Macaé (RJ). Na Sheraton Hotels & Resorts, atuou até o final de 2022, quando assumiu a chefia de Concierge do Copacabana Palace. No ano passado, venceu o Prêmio VIHP na categoria Concierge.

Renata, por sua vez, possui formação em Administração Hoteleira pelo Senac e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Com quase duas décadas de carreira na hotelaria, tem passagens por empreendimentos como Sofitel São Paulo, Hotel Unique e InterContinental São Paulo, onde começou em 2012 e atua até hoje.

Faustino possui mais de 20 anos de experiência na hotelaria, tendo passado por empreendimentos como Luxor Continental Hotel, Pestana Rio Atlantica Hotel, Arena Leme Hotel e, mais recentemente, Fasano Rio. Em todos, atuou como concierge.

Soares é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e tem no currículo passagens por redes e empreendimentos importantes, como Grupo Tauá de Hotéis, Sheraton Hotels & Resorts, Sofitel Jequitimar Guarujá, consolidando seus 20 anos de carreira no setor.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Les Clefs d’Or Brasil