Conforme anunciado em agosto, a Kempinski Hotels chega ao Brasil como operadora do Laje de Pedra, localizado em Canela (RS). O hotel ainda não tem data certa de inauguração, mas em outubro de 2021 o empreendimento iniciará sua primeira operação. O restaurante 1835, fruto da parceria com a 20BARRA9, começará a receber o público com churrasco típicamente gaúcho.

O investimento total da primeira fase do empreendimento é de R$ 13 milhões, sendo R$ 7 milhões direcionados ao espaço gastronômico, localizado no Mirante Laje de Pedra. A escolha do nome é uma alusão à Revolução Farroupilha (20 de setembro de 1835). A data ficou marcada como o dia em que os gaúchos se rebelaram contra o Império. Segundo Márcio Callage, sócio-fundador do 20BARRA9, o projeto tem como objetivo valorizar a carne e o encontro em volta do fogo.

“Desde que foi descoberto, o fogo promove encontros ao seu redor e é isso que nos move e no que acreditamos. O fogo é a rede social mais antiga do mundo”, destaca Callage. Para isso, o projeto prevê a construção de uma parrilla com vista para o Vale do Quilombo.

O 20BARRA9 também fechou parceria com o TORO Gramado Bar e Restaurante. “O objetivo é construir um restaurante que seja referência no país e no mundo quando o assunto é carne e encontramos nos sócios Gustavo Wiesel, Felipe e Rafael Peccin os parceiros ideais para tornar o projeto um sucesso”, explica Callage.

Este será o primeiro restaurante do 20BARRA9 na Serra gaúcha e representa uma guinada nos planos de expansão do negócio. Com um dos restaurantes mais disputados no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, a marca pretende, também, abrir mais unidades na cidade e em outros municípios.

Laje de Pedra: o espaço

No total, serão seis ambientes em uma área de mais de 1 mil metros quadrados, com vitrine de escolha de corte e possibilidade do cliente assar o próprio churrasco. Dois bares e um deck com vista para o Vale do Quilombo completam o espaço.

A instalação da casa de carnes na área do hotel é parte de um movimento de valorização da cultura gaúcha. “Hoje o desenvolvimento imobiliário e hoteleiro da Serra ainda busca mimetizar a cultura europeia. Nosso movimento é o contrário disso. E o 20BARRA9 está trazendo a tradição gaúcha do fogo e da carne com elegância”, afirma José Paim, um dos diretores da LDP Canela S/A, proprietária do futuro Kempinski Laje de Pedra.

O cliente poderá escolher na vitrine das carnes o corte ou a peça que será preparada na sua mesa em volta de sua parrilla por ele próprio ou com a ajuda dos assadores do 1835. Como hoje a carne é também gourmetizada, com opções dry-aged ou Kobe, por exemplo, o cliente poderá também, se preferir, trazer a própria carne para ser assada à sua mesa.

Após a inauguração do Kempinski Laje de Pedra, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024, o restaurante segue operando. Entre as atrações do hotel estarão, ainda, outros dois restaurantes e cinco bares internacionais com amplos terraços e vistas únicas, delicatessen, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Kempinski Hotels