Fechado desde maio do ano passado, em meio à pandemia, o Laje de Pedra passará por uma intensa transformação nos próximos anos. Para começar, o tradicional empreendimento em Canela (RS) foi vendido pelo Grupo Habitasul para uma empresa liderada por José Paim (MaxCap) e José Ernesto Marino (BSH International). Os novos donos, que desembolsaram R$ 52 milhões no negócio, vão transformar o complexo hoteleiro em um resort seis estrelas.

Uma marca de luxo internacional inédita no país (o contrato já está assinado e será anunciado em breve) vai operar o futuro resort, que deve receber R$ 500 milhões em investimentos para revitalização e expansão. “O projeto do Novo Laje de Pedra foi concebido para ser o mais sofisticado e luxuoso hotel de lazer do país. Passei minha juventude no Laje de Pedra e sei da sua importância para a sociedade local”, diz Paim, um dos sócios da LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A. ao lado de Marino e de Márcio Carvalho, fundador da incorporadora gaúcha Smart.

O escritório de arquitetura norte-americano Perkins + Will tocará o projeto de revitalização, que ampliará de 234 para 366 o número de apartamentos existentes. O resort terá ainda quatro restaurantes, cinco bares, espaço Kids Club e Spa & Fitness Center. Está previsto também um centro de convenções de aproximadamente 2.500 m², com grande foco em atividades sociais e culturais. Outro destaque é uma praça coberta que será erguida para funcionar como um hub para as áreas de entretenimento do complexo.

Laje de Pedra: tradição na Serra Gaúcha

Fundado há mais de 40 anos, o empreendimento está próximo ao Aeroporto de Canela, que recebeu voos da Azul recentemente, e a 103 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Presidente do Grupo Habitasul, que manterá uma participação minoritária no futuro complexo, Sérgio Ribas acredita que o novo Laje de Pedra será um grande marco para a Serra Gaúcha.

“O Laje de Pedra por muito tempo foi um dos responsáveis pela consolidação da cidade no setor turístico brasileiro. Assim, é com alegria que anunciamos o projeto deste novo complexo de luxo, que trará muitas oportunidades para a região”, diz Ribas. “Uma das principais novidades será o teatro instalado no interior do complexo, que também funcionará como cinema, onde os hóspedes poderão conferir diversas atrações da cultura regional. A capacidade do espaço será de 350 pessoas”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Laje de Pedra