O hotel Laje de Pedra, que será localizado em Canela (RS), receberá o projeto Casulo, instalação da artista Heloisa Crocco. A intervenção faz parte da pesquisa Topomorfose, que estuda o desenvolvimento e crescimento da madeira e suas texturas.

A interferência irá envelopar a propriedade, que será o primeiro empreendimento de luxo da rede Kempinski no Brasil. De acordo com a artista, a obra faz alusão à ideia de renascimento e renovação.

“Por muitos anos, a laje de pedra ficou escondida pela construção do hotel. Este foi o ponto de partida da ideia de ‘encasular’ o existente para daqui três anos e revelar a transformação. Por isso, pensei em um material da região, muito familiar ao meu trabalho e que será aproveitado quando for retirado”, explicou.

Laje de Pedra: instalação permanece no hotel até 2024

A instalação foi iniciada no dia 1º de setembro e deve ficar pronta até o final de outubro. O trabalho irá envelopar o Laje de Pedra até a obra de retrofit da propriedade ser finalizada, em 2024. A estrutura da obra vai contar com 5.000 barrotes de pinus de reflorestamento sustentável, possui sete metros de altura e 200 de comprimento, com painéis da obra de Heloisa impressos em lona fosca.

“A natureza, especialmente a madeira e o reaproveitamento, é o que rege o meu trabalho e, por isso, existe esta fusão entre as linguagens arquitetura, arte, design e artesanato, isso sempre me interessou. Minha pesquisa é uma extensão da natureza aplicada a todas estas expressões. A integração entre as linguagens é um desdobramento natural”, reforçou.

Kempinski Laje de Pedra - obra Casulo_capa

Heloisa já planeja sua obra no Kempinski Laje de Pedra: tudo fica pronto no fim do mês

 

Casulo une arquitetura, história, arte, tempo e natureza, representando um desejo da rede Kempinski de criar lugares únicos e com identidade local. De acordo com a descrição de André Venzon, artista visual, curador e gestor cultural, a obra possibilita diferentes relações com o Laje de Pedra. “Na série Topomorfose, Heloisa se dispõe a ir ao cerne das madeiras, tocar a alma das árvores e evidenciar uma estética que expresse as formas eternas”, disse.

A estrutura será o portal de acesso ao Mirante do Laje, espaço de gastronomia, arte e cultura, onde irá operar o recém-anunciado restaurante 1835 – parceria entre o grupo 20BARRA9 e a Toro Gramado – e o Bar do Laje.

“Nosso desejo sempre foi marcar a transformação do Laje com uma intervenção artística de grandeza proporcional”, declarou Márcio Carvalho, um dos sócios da LDP Canela S/A, proprietária do futuro Kempinski Laje de Pedra.

O material usado obra será reutilizado nas áreas internas do hotel. Para isso, a artista e a propriedade irão envolver estudantes de escolas públicas e universidades locais para transformar elementos brutos da natureza em objetos artísticos e decorativos.

“Reaproveitar e reutilizar é a nova ordem e o que vejo de mais lindo neste caso é que através deste projeto envolvemos a comunidade como em um grande laboratório”, finalizou Heloisa.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Laje de Pedra

(**) Crédito da foto: Cristiano Carniel/Laje de Pedra