Tira daqui e ganha dali. A lei das compensações vem promovendo uma retomada mais consistente para a Laghetto Hotéis. Enquanto o lazer trouxe bons resultados para a rede na alta temporada, o corporativo aos poucos se recompõe, com a promessa de um 2022 mais robusto em termos de faturamento.

No ano passado, a cadeia de hotéis do Rio Grande do Sul penou com um primeiro trimestre difícil, machucado pela segunda onda de Covid-19. O abre e fecha do mercado foi sinônimo de pouca estabilidade, porém os empecilhos parecem ter sido superados na segunda metade do ano.

“O segundo semestre foi muito bom com a retomada do turismo de lazer, que é o nosso forte. O público retornou qualificado e diárias médias interessantes. No período, superamos os níveis de faturamento de todo o ano na Serra Gaúcha. Já o corporativo em Porto Alegre e Rio Grande não foi tão favorável, ainda abaixo dos patamares de 2019 em receita”, comenta Diego Cáceres, CEO da Laghetto Hotéis.

Em 2021, o segmento corporativo faturou 50% do observado em 2019, enquanto o lazer foi recuperado quase que em sua totalidade. Um dos fatores que contribuiu para o resultado foi o tão aguardado Natal Luz — época de alta demanda em Gramado. “Foi excelente. A cidade retomou suas programações e a Secretaria de Turismo estendeu o Natal Luz até o fim de janeiro. Chegamos muito perto das demandas pré-pandemia”, continua Cáceres.

Passadas as festividades, houve uma queda natural de público, mas ainda sim a Laghetto conseguiu ocupação máxima em alguns empreendimentos do destino gaúcho. A diária média chegou a subir 20% frente às tarifas praticadas em 2019 nas unidades de lazer.

“No corporativo, não conseguimos subir a diária. Quando comparado com 2019, a tarifa e a ocupação caíram. Em compensação, no lazer os indicadores registraram alta”, complementa o CEO.

Com o fim das férias, a Laghetto viu as reservas de famílias minguarem por conta da baixa temporada na Serra Gaúcha. Tradicionalmente, fevereiro e março são meses fracos na região, ao contrário do Rio de Janeiro, que puxou para cima os números da rede. “Encerramos o primeiro trimestre com ocupação e diária média dentro do previsto para a empresa como um todo O Rio bombou e o mercado corporativo reagiu bem nos três primeiros meses”, salienta o executivo.

Laghetto Hotéis - balanço - diego cáceres

1º tri foi dentro do esperado, aponta o CEO

Contrastes de mercados

O Laghetto Stilo Barra comemorou o retorno dos hóspedes estrangeiros. Em 2021, a propriedade conquistou seu melhor ano desde as Olimpíadas de 2016, e iniciou 2022 com 30% das reservas oriundas de outros países como Argentina, Paraguai e EUA. Cáceres revela que o empreendimento não sentiu grandes impactos da variante Ômicron e recebeu grandes demandas no Carnaval em fevereiro, mesmo sem os blocos de rua e desfiles das escolas de samba.

“Nosso hotel fica na Barra da Tijuca, que possui forte demanda de turistas latino-americanos. Mesmo sem as festas, o Laghetto Stilo Barra ficou lotado, e para o Carnaval de abril também seremos beneficiados”, ressalta o executivo.

Em Porto Alegre, o segmento corporativo tem dado sinais de recuperação, fruto de uma demanda reprimida dos últimos anos. O retorno de voos internacionais também contribuiu para certa normalidade na capital gaúcha, bem como eventos sociais e de negócios. “A demanda voltou, mas sentimos que as empresas ainda estão segurando o budget. A volta de shows e jogos de futebol também são relevantes para o mercado. Acreditamos que o segundo semestre será mais movimentado”, prevê o CEO.

Até o fim do ano, a meta é equalizar o faturamento do corporativo aos níveis pré-pandêmicos. Para o lazer, os planos são de superar 2019 em até 25%. “Temos um objetivo ousado de crescimento para o lazer acompanhando a inflação”, revela Cáceres.

Portfólio em expansão

Em janeiro, a Laghetto Hotéis anunciou a abertura de quatro novos empreendimentos para os próximos anos, sendo duas delas em Gramado. O Château du Golden — hotel boutique de multipropriedade — deve ser inaugurado no Dia dos Namorados de 2022 e o Altos da Borges, com previsão para 2025, também em modelo fracionado.

Na cidade vizinha, Canela, o Laghetto Viverone inicia suas operações ainda em maio deste ano. Em Bento Gonçalves, o Laghetto Viverone Riserva está previsto para abrir as portas em 2024. “Para 2022, temos duas aberturas programadas. Por enquanto, vamos segurar o pipeline para ajustar as questões que nos prejudicaram durante a pandemia”, afirma Cáceres.

No segmento de multipropriedade, o Laghetto Golden Villagio complementará a oferta da rede no segmento em 2026, com 300 UHs, também em Canela. “Entendemos que a multipropriedade é um mercado resiliente a crises, com muita segurança de investimento e retorno”, finaliza o CEO.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Laghetto Hotéis