O último dia do Lacte 16 foi diferente do programado. Com o aumento dos casos de Covid-19, a Alagev (Associação Latino Americana de Gestores e Viagens Corporativas), respeitando o decreto do governo do Rio de Janeiro, promoveu o evento 100% digital. Com o tema Mobility & Beyond, um dos assuntos debatidos foi o impacto da pandemia na mobilidade urbana.

Para falar sobre o assunto, o convidado da vez foi Rodrigo Cortés, diretor regional Latam do Waze. Em transmissão ao vivo, o speaker deu uma visão geral sobre a plataforma, compartilhou dados e insights de 2020 e soluções da marca para navegação dos usuários com maior segurança.

“O Waze é muito mais que um aplicativo. Temos diversas iniciativas para melhorar a mobilidade no mundo de forma colaborativa, com mapas feitos pelos próprios usuários e editores voluntários. Também contamos com parcerias com prefeituras para compartilhamento de dados de trânsito para construirmos cidades inteligentes”, inicia Cortés.

Apenas na América Latina, a plataforma conta com mais de 30 milhões de usuários ativos mensais. A base de dados do app permite uma visualização de deslocamentos e destinos, dias e horários mais utilizados. “Sabemos para onde os usuários estão indo no momento em que estão a caminho, o que chamamos de destino marketing”, adiciona o diretor.

Com a quarentena e medidas de isolamento social, houve uma queda de 60% em quilômetros rodados no mundo. “2020 ajudou as pessoas a recalcularem suas rotas e se adaptarem a essa nova realidade”, comenta Cortés.

Lacte 16 - mobilidade urbana

                                         Cortés participou do Lacte 16 de forma remota

Lacte 16: comportamento do consumidor

Segundo o Waze, apesar da explosão do e-commerce e serviços de delivery, 93% das vendas do varejo ainda são feitas em lojas físicas. Entre os locais mais procurados, se destacam lojas de materiais de construção e serviços automotivos. Outro destaque vai para farmácias e supermercados.

De acordo com os dados do app, datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Black Friday registraram maior movimentação nas lojas físicas. Entretanto, existem coisas que nunca mudam. Mesmo com a pandemia, o consumidor latino-americano manteve o comportamento de deixar as compras para a última hora.

“Supermercados tiveram alta de 12% na navegação comparado a 2019 e floriculturas 13% no Dia das Mães de 2020. Essas sazonalidades são importantes para ver como as pessoas vão às lojas comprar produtos.”, reforça o diretor.

Das datas comemorativas, a Black Friday foi a com maior navegação. Dos 15 dias que antecederam a última sexta-feira de novembro de 2020, 10 tiveram proporcionalmente mais navegações quando comparado a 2019.

Outro ponto interessante foi a redução do tráfego. Se antes da pandemia os picos de trânsito eram bem marcados, a sexta-feira deixou de ser o dia de maior navegação. “Todos os dias passaram a ser similares”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Pexels/Pixabay

(**) Crédito das imagens: reprodução da internet