A notícia foi dada com exclusividade pelo Hotelier News na última quarta-feira (25) e agora foi oficialmente divulgada para o mercado hoteleiro. Confirmando a operação do Laje de Pedra (RS), a Kempinski Hotels chega à América do Sul e eleva a oferta de luxo brasileira para novos patamares. O anúncio foi feito hoje (27), durante uma coletiva de imprensa, que contou com a presença de executivos da rede alemã.

“Estamos muito felizes em iniciar nosso desenvolvimento hoteleiro no Brasil, começando por Canela, cidade que tem suas raízes alemãs. Nós vemos como o projeto vem sendo concebido com paixão por toda a equipe, que está alinhada e dando o melhor de si para seguir todas as exigências da Kempinski. Todos os nossos hotéis são icônicos e fazem parte da história local e o Laje de Pedra tem isso”, afirma Bernold Schroeder, chairman e CEO da Kempinski.

O executivo também ressaltou a importância de escolher bons parceiros e o comprometimento da rede com a comunidade local, o meio ambiente e a sustentabilidade. “Temos muito respeito pela comunidade local e buscamos devolver os investimentos, cuidando do meio ambiente e natureza no entorno do hotel”.

Fundada em 1897 em Berlim, a Kempinski possui atualmente 78 empreendimentos em 34 países. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, deu as boas-vindas aos executivos da rede e enalteceu a relevância da Serra Gaúcha para o turismo. “Estamos honrados em receber um empreendimento desta magnitude e a bandeira da Kempinski em um dos maiores ícones da hotelaria gaúcha. A região de Gramado e Canela é uma das mais visitadas do Brasil e um case de sucesso do turismo que nos enche de orgulho”, destaca.

Kempinski Hotels: o projeto

Construído em 1978 e desativado em maio de 2020, o Laje de Pedra foi vendido pelo Grupo Habitasul para uma empresa liderada por José Paim e José Ernesto Marino. O empreendimento eleito como o melhor hotel do Brasil repetidas vezes foi destino certo da elite econômica do país e palco de festivais de música por 15 anos. Em 1992, o local foi escolhido pelos cinco países para sediar a assinatura do Tratado do Mercosul.

Com investimentos na ordem dos R$ 540 milhões, a propriedade será reestruturada e restaurada. O projeto inclui uma remodelação arquitetônica assinada pela Perkins & Will. Em uma área total de 61 mil metros quadrados, o hotel terá 357 apartamentos com tamanhos de 54 metros quadrados a 290 metros quadrados Entre as atrações estão quatro restaurantes e cinco bares internacionais com terraços, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos com 3 mil metros quadrados. A estrutura ainda contará com três piscinas e um fitness center integrado ao spa com 1 mil metros quadrados.

“Vamos fazer do Laje de Pedra novamente o melhor hotel do Brasil. Gramado foi formatado para mimetizar e oferecer um destino semelhante às cidades europeias, mas acreditamos que o Rio Grande do Sul é muito mais bonito. Queremos revelar a cultura gaúcha, sua história e natureza. Faremos uma curadoria para que o resort possa ser embalado de maneira elegante e internacional”, acrescenta Paim. “Escolhemos a Kempinski por ser uma empresa que valoriza a imersão do hóspede na cultura e arquitetura local”.

Marino revela que além da hotelaria tradicional, parte do inventário do Laje de Pedra será comercializado como residencial. “É um prazer para quem atua há 30 anos no turismo se envolver em um projeto como este. Pegamos um edifício nos anos 1970, quando se dava valor ao concreto, com a possibilidade de remontar esse empreendimento colocando a natureza como atriz principal”.

(*) Crédito da capa: Divulgação