Uma análise comparativa entre 2020 e 2021 realizada pelo Kayak apontou que os consumidores têm preferido viagens de curta duração, que se destacam com 37% no topo do ranking de buscas no site, cinco pontos percentuais a mais que o ano passado.

Logo abaixo, figuram as viagens de até três dias de duração, com 31% das buscas. Dois pontos percentuais a mais que em 2020. Proporcionalmente a estes indicadores, houve uma queda exponencial na procura por viagens mais longas, ou seja, acima de oito dias, o que pode ser atribuído à pandemia, que tem feito com que os viajantes voltassem suas atenções para destinos mais próximos. Ainda segundo a pesquisa, as quedas percentuais foram pequenas, mas as opções de longa duração continuam sendo as menos procuradas no buscador.

Kayak - Tabela

Além disso, as festividades de fim de ano também corroboram para que os turistas voltem a viajar. De acordo com um levantamento da Decolar, foi registrado um crescimento de 63% na procura de viagens para o período.

“Essa análise é um indicativo de que as pessoas estão viajando localmente, dando preferência a temporadas mais curtas e próximas de suas casas”, avalia Gustavo Vedovato, country manager do Kayak Brasil.

Kayak: Nordeste é preferência dos viajantes brasileiros

Com o aumento do ritmo da vacinação no Brasil, os turistas têm se sentido mais seguros para planejar viagens e a tendência é de que as atividades turísticas no país continuem crescendo nos próximos meses.

Os dados da análise apontam que o Nordeste é o destino mais buscado pelos viajantes. Dentre as cidades mais procuradas na região estão Porto de Galinhas (PE), Maceió e Porto Seguro (BA).

(*) Crédito da foto: marlonzago/Pixabay

(*) Crédito da tabela: Divulgação/Kayak