O Kayak divulgou hoje (20) nova pesquisa sobre o mercado de viagens, dessa vez para entender melhor o cenário do turismo de negócios no Brasil. O levantamento, que ouviu 1 mil brasileiros adultos, mostra que ainda há certo ceticismo com a retomada do segmento. Por exemplo: apenas 14% dos entrevistados acreditam que as viagens corporativas já voltaram.

Outros 23,9% dos entrevistados acreditam que o turismo de negócios deve retornar ainda no final deste ano, enquanto 22,1% projetam a retomada para o início de 2022. Ainda de acordo com a pesquisa, outros 18,7% acreditam que o segmento corporativo só deve voltar efetivamente no segundo semestre do ano que vem.

Os números, de certa forma, estão em linha com a avalição da American Hotel and Lodging Association (AHLA). Mais ainda, vão de encontro à preocupação das operadoras nacionais, que ainda veem pouca previsibilidade em relação à retomada do setor.

Comportamento do consumidor

Outros dados da pesquisa indicam que, entre os brasileiros participantes, 45,1% gostariam de ter um emprego com possibilidade de viajar, 43,2% gostariam de fazer ao menos uma viagem a trabalho até o fim de 2021 e 41% acreditam que viagens corporativas influenciaram seu sucesso profissional.

Por outro lado, os dados também apontam que o bleisure é uma tendência que chegou de forma definitiva ao mercado. Para 42,8% dos turistas corporativos, conhecer um novo lugar é o que eles mais esperam de uma viagem de trabalho, seguido por ficar em um hotel (41,8%) e conhecer novas pessoas (38,3%).

“Quando as viagens pararam quase totalmente em 2020, isso nos deu uma pista inesperada para pensar sobre o futuro das viagens de negócios. Os viajantes de negócios e seus empregadores exigirão ainda mais flexibilidade, preços competitivos e maneiras fáceis de combinar negócios e lazer em um mundo pós-Covid”, avalia Steve Hafner, CEO do Kayak.

(*) Crédito da foto: Joshua Woroniecki/Pixabay