Enquanto vê a busca por hotéis aumentarem em sua plataforma, o Kayak fez sua estreia no mercado, inaugurando seu próprio empreendimento, segundo divulgado pela Phocuswire. A unidade operará em parceria com a startup de hospedagem Life House, com previsão de abertura para abril deste ano, em Miami.

O Kayak Miami Beach, hotel boutique com 52 quartos, está localizado em uma propriedade onde antes da pandemia funcionava a Life House Collins Park. A plataforma agora aluga o imóvel e contratou a startup para administrá-la.

O aplicativo móvel do Kayak – até agora estava focado em pesquisa e reserva de voos, hotéis e aluguel de automóveis – se tornará uma ferramenta para hóspedes do empreendimento, oferecendo check-in sem contato, comunicações com a equipe, gerenciamento de itinerário, solicitações de limpeza e muito mais.

E em parceria com a Life House, Steve Hafner, CEO da Kayak, disse que a propriedade de Miami Beach se tornará um “laboratório de design” para desenvolver software para propriedades independentes e boutique. “No momento, o ecossistema do hotel é muito fragmentado para um empreendimento independente. Queremos ter um contrato basicamente que você assine e que dê a Life House como seu operador, distribuidor e oferecer uma conexão estreita entre cada pequeno pedaço do software ”, diz.

“A comparação de preços ainda será nosso pão com manteiga. Vimos esta oportunidade de trazer nosso conhecimento em tecnologia para essas propriedades independentes. E sabemos a partir de nossos dados de pesquisa que essas propriedades são o que os consumidores agora estão achando atraente, e eles simplesmente não têm a capacidade de acompanhar os Hyatts, os Hiltons e os Marriotts do mundo em termos de capacidade tecnológica. Então, estamos construindo para eles”, complementa.

Hafner diz que tem pensado nesse conceito há alguns anos e o Covid-19 acelerou o desenvolvimento. Mas detalhes como o plano de negócios para fornecer o software a outras propriedades ainda estão em andamento. “Nossa esperança é torná-lo gratuito para que os hotéis o adotem. Queremos que nossos consumidores, nossos usuários, se beneficiem desse recurso. E a melhor maneira de estimular a adoção na comunidade hoteleira é torná-lo gratuito. Então é isso que estamos tentando descobrir agora ”, explica.

Kayak: o software

O software está sendo desenvolvido atualmente pelos parceiros e tem como objetivo ajudar os hotéis independentes a “alavancar o aplicativo Kayak”. A ferramenta incluirá integrações com sistemas de gerenciamento de propriedade baseados em nuvem, bloqueio sem fio e controles de acesso e gerenciamento de canais de distribuição, incorporando as percepções de consumidor e preços da plataforma retiradas de seus dados de consulta de viagens.

Além de dar destaque à propriedade Kayak Miami Beach quando os usuários procuram hotéis naquela região, Hafner diz que outros hotéis que adotam o software serão identificados na plataforma como “habilitados para Kayak”.

“Isso dirá ao consumidor que, se eu reservar este hotel, sei o que esperar da experiência de um hóspede. Posso fazer check-in e fazer upgrade no meu telefone e posso entrar em contato com o serviço de limpeza. Quando eu entrar na sala, minhas preferências pessoais pela temperatura do ar e pela música e pelo Apple TV já serão lembradas ”, diz ele.

“Nossa missão é criar valor para hotéis de estilo de vida independentes e seus proprietários”, comenta Rami Zeidan, fundador e CEO da Life House. “Junto com a Kayak, podemos acelerar nossa liderança neste espaço em rápida evolução”, adiciona.

Hafner diz que, embora não queira transformar o Kayak em uma marca de hotel que compete com as grandes redes,  deseja adicionar outras propriedades diversas ao seu portfólio para testar e refinar seu software.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire