Em março, a busca por destinos nacionais por brasileiros apontava crescimento de 133%, segundo estudo do Kayak. Os números foram divulgados no período pré-pandemia e, agora, a plataforma realizou outra pesquisa para entender o comportamento do viajante no novo normal. De acordo com o buscador, 55% dos entrevistados afirmam estar dispostos a viajar nos próximos seis meses.

O levantamento foi feito entre os dias 11 de setembro e 9 de outubro, apenas com turistas brasileiros. O estudo mostrou que os viajantes estão retomando seu planejamento turístico e aponta sinais de recuperação no setor. No total, foram 1 mil respondentes, que ainda indicam preferência por deslocamento aéreo e hospedagem em hotéis de grandes redes.

A pesquisa ainda aponta que o interesse em viajar dobrou desde o último levantamento, realizado em maio. Na época, 23% dos entrevistados alegaram pretender fazer algum tipo de turismo. Os destinos de praia e as viagens domésticas ganham destaque, enquanto o avião segue sendo o transporte preferido no país, seguido por viagens de carro.

De acordo com Gustavo Vedovato, diretor de Operações do Kayak no Brasil, o viajante brasileiro está aos poucos voltando a se planejar para viajar novamente. “É notável a mudança do comportamento do brasileiro desde a última pesquisa que realizamos em maio, no auge da pandemia. Com a chegada das festas de fim de ano e a temporada de verão, as pessoas estão voltando a se programar e os destinos no litoral são os favoritos na preferência do brasileiro”.

Kayak: destinos internacionais

Ainda segundo o executivo, a procura por destinos internacionais está retomando, mas de forma mais lenta que os domésticos. “Uma das principais preocupações do turista brasileiro são as medidas de segurança e cuidados com a saúde. Com o aumento dos casos na Europa e as restrições internacionais, é normal que os destinos dentro do Brasil sejam os mais buscados”, finaliza.

O estudo realizado pelo Kayak mostrou que 49% dos entrevistados preferem viajar dentro do Brasil, sendo que 27% deles optaram por viagens dentro do próprio estado. Apenas 15% das pessoas optou por viagens para destinos em outros países. Os hotéis são os favoritos na hora de escolher onde se hospedar, seguidos por aluguel de casas de temporada e hospedagem em casas de familiares.

(*) Crédito da foto: jeshoots-com/Pixabay

(**) Crédito da imagem: Divulgação/Kayak