Vinicius Lummertz - reunião com DóriaLummertz, ao lado de Dória, durante cerimônia em São Paulo

O que já se ouvia em burburinhos desde a noite de ontem (5), durante a entrega do Prêmio Nacional do Turismo, confirmou-se. Governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou hoje (6) Vinicius Lummertz como secretário estadual de Turismo. Atual comandante do MTur (Ministério do Turismo), Lummertz será o quinto ministro do governo do presidente Michel Temer (MDB) a integrar a equipe de Dória.

Além do atual ministro, Dória também anunciou outros membros do seu governo, durante cerimônia em São Paulo. São eles: Patricia Ellem (secretária de Desenvolvimento Econômico); Élia Parnes (secretária de Desenvolvimento Social); Milton Luiz de Melo Santos (presidente do DesenvolveSP); e Jorge Damião (presidente do Memorial da América Latina).

Com os anúncios, o secretariado do futuro governo paulista, que assume em 1º de janeiro de 2019, já tem 16 nomes confirmados. Vale destacar que, entre os novos secretários nomeados, estão outros quatro ministros de Temer. São eles: Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos); Gilberto Kassab (Casa Civil); Sérgio Sá Leitão (Cultura); e Rossieli Soares (Educação).

Vinicius Lummertz: carreira

O executivo foi nomeado ministro do Turismo logo após a realização da WTM-LA, em abril, em São Paulo. Ele substituiu Marx Beltrão (PSD), que se despediu do cargo para organizar sua campanha à reeleição como deputado federal por Alagoas – acabou eleito com 139,4 mil votos.

Nascido em Rio do Sul (SC), Lummertz tem 58 anos é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, na França. O profissional já esteve no MTur como secretário Nacional de Políticas de Turismo, de 2012 e 2015. Ainda em 2015, assumiu o cargo de presidente da Embratur. Sua gestão à frente da pasta do Turismo será marcada por um discurso liberal e de redução do papel do Estado no incremento do setor. Além disso, ele teve papel decisivo na implementação do e-Visa, que vem obtendo resultados interessantes desde o lançamento.

(*) Crédito da capa: Filip Calixto/Hotelier News

(*) Crédito da foto: Divulgação/Assessoria João Dória