Para algumas regiões, o momento de crise na hotelaria aparenta ser página virada. Para América do Norte, Europa e Sudeste Asiático, a JLL identificou US$ 30 bilhões em investimentos no segmento durante o primeiro semestre. A informação é da Pesquisa Global de Sentimento do Investidor em Hotelaria e é considerada otimista.

De acordo com a JLL, o volume de vendas identificado para estas regiões representa crescimento de 66% frente 2020, sendo apenas 4% menor do que a atividade observada no primeiro semestre de 2019. A expectativa é que o segundo semestre seja ainda mais acelerado.

Em específico, negócios hoteleiros na Ásia-Pacífico totalizaram US$ 3,7 bilhões no primeiro semestre deste ano. Na América do Norte, o ritmo acelerado da vacinação melhorou o ritmo das viagens domésticas, principalmente para o segmento de lazer. Na Europa, por fim, a situação é semelhante, com a necessidade de diversificar o portfólio.

Entre as otimizações operacionais esperadas para os meses seguintes, os entrevistados da pesquisa citaram três processos como mais importantes:

  • Medidas de melhoria da lucratividade, como avaliações de ofertas de serviços e amenidades e otimização de mão de obra;
  • Programação de operação sustentável e foco aprimorado em ESG;
  • Implementações de tecnologia voltadas para hóspedes e internas.

JLL: e o Brasil?

A maior movimentação dos empresários nestes mercados acende, no entanto, um sinal de atenção para o Brasil. Para entender o que é possível pensar a nível nacional, a reportagem do Hotelier News falou com Pedro Freire, diretor associado da JLL. Na visão dele, a situação por aqui é diferente, mas existe uma pequena atividade voltada à hotelaria brasileira.

“A instabilidade política e econômica atrapalha o andamento de novos negócios vindos de fora, mas investidores sempre observam a situação. Mercados como Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente, atraem olhares internacionais por conta das crescentes oportunidades que surgem nestes destinos”, afirma.

O executivo cita que a consolidação do mercado hoteleiro nacional é um fator importante para solidificar o interesse exterior.

(*) Crédito da foto: Ricardo Gomez Angel/Unsplash