Em meio a retomada da hotelaria, a prefeitura do Rio de Janeiro dá um fôlego a mais ao setor. Na última semana, o prefeito Eduardo Paes (MDB) sancionou a Lei 7.000, mantendo o desconto de 40% no IPTU para hotéis do município.

Além disso, a decisão de Paes também prorroga o pagamento do IPTU de 2020 e 2021 até 30 de novembro deste ano. O Projeto de Lei 62/2021, que propôs a alteração do Código Tributário Municipal e estabeleceu novas regras tributárias, já havia sido aprovado pela Câmara dos Vereadores em 2 de julho.

A ação de prorrogar ou reduzir o valor do IPTU também foi aplicada na cidade de São Paulo.

IPTU: atuação

Em nota, o setor hoteleiro carioca comemorou a decisão e atribuiu parte da conquista à atuação do Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município).

“O Hotéis Rio atuou fortemente na defesa desta conquista junto à gestão municipal. Além de diversas cartas e reuniões, a formalização deste importante pleito se deu com uma reunião, realizada no Hotel Fairmont, em 23 de junho, reunindo mais de 130 representantes do parque hoteleiro carioca. Isso mostra a força e a relevância da categoria para a economia fluminense”, celebra Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e conselheiro da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro).

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash