De perfil corporativo, o Intercity Vinhedo (SP) vem buscando um novo posicionamento de mercado. Na ausência do público de negócios, o empreendimento estudou o cenário da hotelaria durante a pandemia e optou por investir em atrativos de lazer. Hoje, a unidade vem se reconfigurando e transformando sua estrutura física no que chamam de “mini resort urbano”.

Localizado no distrito industrial de Vinhedo, entre as cidades paulistas de Jundiaí e Campinas, o hotel tinha o público corporativo como sua principal demanda. Nos finais de semana, porém, o empreendimento também recebia convidados de casamentos realizados na região. Em entrevista ao Hotelier News, Bruno Veiga, gerente geral do Intercity Vinhedo, comunicou que ambos desapareceram durante a pandemia.

“Estudamos o mercado, principalmente aqueles que passaram por isso primeiro: China, Europa e Estados Unidos. O que percebemos é que a retomada seria alavancada pelo lazer, sem contar com transporte aéreo, apenas viagens de curta distância de carro”, conta Veiga. “Por São Paulo ser um grande emissor de turistas, questionamos quantas pessoas estariam buscando dar uma escapada para algum lugar próximo”, continua.

“Antes, contávamos apenas com uma piscina, um buraco com água dentro”, brinca Veiga. “Então, começamos a comprar equipamentos para deixar o local mais agradável, transformando o hotel em um ambiente de lazer, o que viemos a chamar de mini resort urbano como forma de levar experiência ao cliente e aumentar nossas vendas”, explica o gerente.

Com 70 investidores que compõem um conselho consultivo, a gestão do empreendimento debateu em conjunto a mudança de conceito. E os resultados já começaram a aparecer. “Mesmo sem mudar o modelo de precificação, com café da manhã incluso apenas, as reformas garantiram elevação da diária média e ocupação”, comemora Veiga.

Outros empreendimentos também optaram por redirecionar sua oferta e ampliar seus nichos de atuação como forma de elevar os ganhos no momento de retomada. Um exemplo são hotéis upscale da capital paulista, que passaram a se posicionar como resorts de luxo urbanos.

Mudanças

Poucos meses após a reabertura do Intercity Vinhedo, que ficou fechado por um trimestre inteiro em 2020, o empreendimento iniciou sua transformação. Apesar de planejado, o processo foi gradual, realizando pequenas mudanças e melhorias aos poucos. Até o momento, o investimento ficou na casa dos R$ 170 mil no total, mas o número deve crescer.

A mudança mais evidente é a transformação da área da piscina em uma mini praia contemporânea. Com a implementação de uma curta faixa de areia branca e macia, além de novo mobiliário e botão “chama garçom”, o empreendimento conseguiu aumentar seu tíquete médio. “O cliente que antes saía para comer fora, hoje consome bem mais na área da piscina”, afirma Veiga.

Entre outras melhorias de estrutura, estão o lançamento de um Game Center, com jogos de fliperama e sonorização ambiente, e Espaço Pet, para receber amigos de quatro patas. Para famílias com bebês, foi criado uma copa baby e uma área kids com playground, além de cabanas disponibilizadas para as crianças brincarem dentro dos quartos, que ganharam nova configuração.

“O investimento em lazer nos abriu um leque enorme de público. Agora recebemos público pet, famílias com crianças, terceira idade buscando conhecer as vinícolas e visitantes aos parques Hopi Hari e Wet’n’Wild, o que inclui muitos cariocas”, exemplifica Veiga. “Curiosamente, por conta da proximidade com a Praia da Grama, uma das maiores piscinas de ondas do país, passamos a receber surfistas, principalmente em virtude da criação da mini praia”, complementa o gerente.

Quanto aos futuros projetos, o Intercity Vinhedo pretende transformar a área verde do hotel em um espaço para eventos abertos. “Eu ignoro um pouco a ideia de que a hotelaria é apenas vender quarto, sala e restaurante. O setor está inserido no mercado imobiliário, ou seja, vendemos metros quadrados. Então, se no hotel temos uma área que não esteja gerando receita ou experiência para o cliente, ela está gerando custo”, finaliza Veiga.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ICH