A retomada da hotelaria se desenha por todo o mapa brasileiro e mercados começam a registrar resultados promissores. O Intercity Centro Cívico, em Curitiba, teve em julho o segundo melhor mês de 2021 em alguns índices, ficando atrás apenas de fevereiro. A unidade registrou 50% de ocupação no período e crescimento de 40% no volume de negócios ante junho.

Os bons resultados não são por acaso. De acordo com Tomaz Corrêa, gerente geral do Intercity Centro Cívico, a recuperação do mercado curitibano em geral tem dois aspectos: a vacinação e o período de férias escolares. “A retomada acontece lentamente desde março, mas melhorou com ambos fatores aliados. O público, principalmente familiar, passou a olhar Curitiba como produto de lazer e isso ajudou muito na melhora dos índices”, explica.

Além da ocupação e volume de negócios em ritmos crescentes, a diária média saudável foi outro ponto positivo. A manutenção do índice em R$ 190 fez com que o RevPar do hotel chegasse a R$ 95 em julho. Apesar de parecer baixo, Corrêa cita que o portfólio com 198 quartos faz com que este seja um resultado importante para o Intercity Centro Cívico.

“A diária média está 6% abaixo do que era antes da pandemia, além do volume de negócios representar 70% frente mesmo período. São dados importantes e proporcionados pelo público do lazer, que entendeu a nossa propriedade como atrativa para isso. Temos características estéticas da hotelaria de lifestyle e urbana, o que penso também ter nos favorecido”, complementa o gerente geral.

Intercity Centro Cívico: resultados gerais

Para o primeiro semestre, a diária média se manteve na mesma média indicada em julho, com ocupação para o acumulado até junho de 30%. As restrições da bandeira vermelha na capital paranaense foram as principais responsáveis para o nível mais baixo.

Com a entrada em agosto, Corrêa cita que o crescimento dos números agora deve ser gradativo. O principal balizador deste otimismo é a vacinação da população, que promete continuar reaquecendo e guiando a volta dos turistas.

Intercity Centro Cívico

O hotel possui 15 quartos do “modelo família”, com camas de casal e solteiro

 

“O corporativo continuará com dificuldades, mas o lazer deve continuar suprindo parte da necessidade hoteleira. O fato é que a ocupação, caso a pandemia mantenha-se controlada, terá menos oscilações e quedas bruscas como vimos anteriormente. A ideia é que o volume de negócios cresça 20% mês a mês até o final do ano e, no segundo semestre, esperamos ocupação média de 50%”, afirma.

Recuperação

Bem como a própria ICH em geral também planeja, a retomada plena das atividades, de acordo com o executivo, deve acontecer em 2023. O próximo ano, então, servirá para consolidar a volta dos níveis pré-pandemia e recuperar tarifas gradativamente.

Além dos quase 200 quartos, o Intercity Centro Cívico conta com restaurante, academia e um café — ainda fechado em razão da pandemia, mas com previsão de reabertura no segundo semestre de 2021.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Intercity Centro Cívico