A IA (Inteligência Artificial) está em toda parte nos dias de hoje. Em seu smartphone, desktop, laptop, smartwatch, assistentes virtuais e muito mais. Para o setor hoteleiro, a tecnologia eleva a rapidez dos atendimentos e já é amplamente utilizada por muitas redes e empreendimentos independentes. Inclusive, o tema já foi o centro de algumas matérias do Hotelier News.

E a inteligência artificial vai muito além de robôs e chatbots. Ela pode ser encontrada em algoritmos usados para personalizar emails de marketing e outros setores das operações hoteleiras. Basta observar o número de tarefas que as equipes de front office detêm e, que sem a tecnologia, seriam bem mais complexas.

Segundo divulgado pelo Hotel News Resource, além das múltiplas tarefas, espera-se que os funcionários sejam corteses, gentis, verifiquem cuidadosamente os documentos dos hóspedes, prestem atenção total e respondam às perguntas prontamente. Já que os seres humanos não são realmente capazes de realizar tantas funções, como você garante que todas essas coisas aconteçam simultaneamente e corretamente? A resposta é: com inteligência artificial.

Um sistema telefônico alimentado por IA pode rotear chamadas de forma inteligente. Os chatbots podem responder a perguntas básicas online. Os sistemas de check-in remoto conectados podem permitir que os hóspedes o façam em seus quartos remotamente por meio de um aplicativo de smartphone e nunca precisem parar na recepção.

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a inteligência artificial está mudando radicalmente as operações dos hotéis. Sem a IA, seria impossível para sua equipe fornecer o nível e a qualidade de serviço que você espera e que seus clientes merecem. Também seria complexo corresponder às expectativas dos hóspedes de hoje, como menos interação humana e mais automação (ambos importantes para protocolos de saúde e segurança).

IA e gestão de receitas

A gestão de receitas é absolutamente crítica para hotéis e um dos processos mais fáceis de errar. A IA pode ajudar a garantir que os empreendimentos consigam acertar ao mesmo tempo que melhora a eficiência e a precisão.
Há boas chances de você usar um sistema de gerenciamento de propriedade (PMS) , bem como um sistema de ponto de venda (POS). Ambos são alimentados por inteligência artificial, que é como pode ajudar a gerenciar reservas, vender add-ons, adicioná-los às contas dos hóspedes e muito mais. A inteligência de hospitalidade também é responsável por muitas das funções utilizadas todos os dias, incluindo:

● Otimização da tarifa de quarto
● Preço de quarto dinâmico com base na ocupação
● Atualizar suas taxas em vários canais e OTAs em tempo real
● Comparar seu desempenho e classificação com outros hotéis na área circundante

Resumindo, a IA é vital para maximizar sua receita enquanto automatiza tarefas rotineiras e reduz a quantidade de esforço humano necessário.

(*) Crédito da foto: Unsplash