Um belo pôr do sol, praias paradisíaca, drinks na piscina e refeições que enchem os olhos. Parece um cenário convidativo, não? Em tempos de selfies, lives e likes, um álbum de fotos global e conectado é uma ótima prateleira para expor produtos e serviços. As mídias sociais se tornaram grandes aliados na divulgação de empreendimentos hoteleiros e possuem um impacto enorme na jornada de compra do cliente. Entre elas, o Instagram se destaca por seu poder de engajar e inspirar pessoas.

Operando como um agente de viagens digital, a plataforma totalizava 700 milhões de usuários no mundo todo em abril de 2017. Em junho de 2018, o Instagram quebrou uma importante barreira, que até então havia sido alcançada apenas pelo Facebook e YouTube: 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo dados da HubSpot, uma das maiores ferramentas de gerenciamento de mídias sociais.

O Brasil é o terceiro no ranking de mais usuários do aplicativo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia. O país conta com 69 milhões de usuários atualmente, praticamente o dobro do que tinha em 2017.

E o que isso significa para a hotelaria? Segundo pesquisa da SiteMinder, 48% dos usuários utilizam a plataforma para escolher seu próximo destino ou planejar uma viagem. Após meses de isolamento social e quarentena, esse é o melhor momento para dar um upgrade em seu perfil e convidar, de forma irrecusável, os hóspedes para dentro dos hotéis.

Especialista no tema, Sabrina Batista da Silva, social media da MarkWeb, conversou com o Hotelier News sobre a importância de se fazer presente na rede e seguir boas práticas. “É imprescindível entender o significado de cada mídia social. Hoje, o Instagram ganhou uma grande relevância, pois a maioria dos usuários migrou do Facebook para lá. Segundo um estudo da Phocuswright, 32% dos usuários afirmam que fotos e vídeos postados por amigos são o que mais influenciam a decisão de compra nas experiências da próxima viagem, e 71% utilizam o Instagram como fonte de inspiração”.

A social media ressalta ainda que devido à pandemia, o brasileiro está ainda mais inclinado a viajar, e essa tendência deve ser usada a favor dos hotéis. “É hora de instigar as pessoas a terem vontade de visitar os empreendimentos. Quando reabrir, a primeira coisa que esse usuário fará é uma pesquisa sobre diárias. O Instagram tem esse poder”.

Instagram - dicas para engajar_sabrina batista

Sabrina passou recomendações para que os hoteleiros explorarem melhor seus perfis na rede

Independente do público-alvo, é fundamental manter um perfil ativo na rede. Entretanto, resorts e hotéis voltados ao lazer têm maior apelo. Sabrina ainda cita alguns cases de sucesso na hotelaria como o Hotel Fazenda Vale Encantado; Vivá Porto de Galinhas e Nannai Resort & Spa. “São perfis referência, pois mudaram da água para o vinho que seguem acompanhando as tendências das redes, apresentam novidades e inspiram com fotografias mostrando o hotel como ele realmente é”.

Instagram: dicas para inspirar

A pedido do Hotelier News, a profissional listou seis boas práticas para gerar engajamento e inspirar hóspedes:

1- Feed não é classificado de jornal

O Instagram é uma rede social movimentada principalmente por fotos. Ao publicar montagens e anúncios, o usuário automaticamente perde o interesse. “Evite imagens com escrita, montagens pesadas. As pessoas normalmente passam direto, pois aquilo não tem interesse pra elas”.

Sabrina ainda ressalta que em caso de promoções ou datas comemorativas as montagens podem ser bem aceitas, mas sempre buscando equilibrar a imagem com a escrita.

2- Faça curadoria de fotos

As imagens falam por si só e são o principal atrativo dos perfis. Segundo a profissional, as fotos têm o objetivo de inspirar antes de vender. “A venda é uma consequência. Não adianta ficar forçando, pois existem outras estratégias para isso. A curadoria serve para inspirar ainda mais, lembrando que o conteúdo deve ter a personalidade da marca”.

Ela ainda destaca que uma boa estratégia é incentivar hóspedes a tirarem fotos em espaços instagramáveis e marcarem o hotel. “O empreendimento pode utilizar essa imagem, sempre dando os créditos ao usuário, e postar no perfil. O seguidor vai se identificar, pois aquela é a visão do hóspede, não do hotel”.

3- Use hashtags com moderação

O uso de hashtags é sempre polêmico. Para Sabrina, a ferramenta deve ser usada com bom senso e de acordo com o conteúdo da postagem. “O post fica poluído se utilizada em excesso e o Instagram pode até mesmo punir o perfil. Muitas pessoas também publicam hashtags fora de contexto, sem a menor relevância para a postagem”.

Uma alternativa é criar hashtags específicas para campanhas e estimular hóspedes a postarem em seus perfis pessoais. “O Summerville, por exemplo, criou a #tonosummer. Isso dá engajamento e destaca o hotel das outras marcas, além de gerar um banco de imagens publicadas com aquela hashtag”.

4- Responda comentários

Talvez este seja uma das dicas mais valiosas. Interagir com os usuários pode ser a diferença entre uma venda perdida e um novo cliente em potencial. “Vejo muitos hotéis fazendo tudo certo e, quando começam a ter engajamento, não respondem aos comentários. A impressão que passa ao usuário é que ele está sendo ignorado. É importante interagir, nem que seja apenas com um emoji e também responder aos directs”.

5- Faça stories

Migrar o relacionamento com os seguidores também para os stories faz toda a diferença e gera outro nível de interação. “O stories é algo mais íntimo, focado em quem já está seguindo o perfil. Ele é essencial para mostrar mais sobre o hotel, o café da manhã, a praia. Ajuda a mostrar os diferenciais como o empreendimento realmente é”.

A ferramenta ainda pode ser trabalhada com enquetes e curiosidades sobre a propriedade ou o destino. “Ajuda também a ter ideias e receber um feedback do público sobre o que eles gostariam de ver nos hotéis”.

6- Faça um planejamento

Um planejamento de postagens faz parte de uma rotina saudável no Instagram. Vale ressaltar que a constância é fundamental para manter o interesse dos seguidores. “Não adianta fazer um post hoje e outro daqui um mês. Se o perfil não atualiza, o usuário perde o interesse”, afirma. “Faça um planejamento, mas não seja refém dele”, finaliza.

(*) Crédito da capa: StockSnap/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/MarkWeb