No ano passado, o Hotelier News e a QI Profissional retomaram a parceria para promover o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), após quase cinco anos de intervalo. E a oitava edição da premiação já está confirmada para 2022, com inscrições abertas a partir de amanhã (1º) até o dia 15 de setembro.

Ainda sem data certa para a realização do evento, o Prêmio VIHP manterá as 18 categorias da última edição, focadas em cargos de liderança de diferentes departamentos operacionais e administrativos. Os currículos podem ser enviados para o email [email protected] e, em um segundo momento, passarão por um criterioso processo de análise e seleção.

Márcio Moraes, consultor de carreira da QI Profissional, responsável pela curadoria dos currículos, explica que 25 critérios serão avaliados para a escolha dos três finalistas de cada categoria. “Analisamos pontos como formação acadêmica, investimento em idiomas, cursos e histórico profissional”, revela.

O consultor destaca ainda que existe a possibilidade de novas categorias serem criadas na edição deste ano. “Conforme vamos recebendo os currículos, podemos trazer novas categorias ao prêmio. Vamos observar de acordo com as inscrições”.

Os três finalistas selecionados pela organização do Prêmio VIHP passarão por uma banca avaliadora, composta por profissionais renomados e do alto escalão hoteleiro, responsáveis por eleger o vencedor. “Os jurados analisarão apenas os finalistas dentro de seus escopos de atuação. Por exemplo, diretor geral julga apenas gerente geral e por aí vai”, conta Moraes.

A oitava edição também aceitará indicações de profissionais do mercado e aceitará inscrições de candidatos que estão em busca de recolocação no setor. “Quem tiver algum profissional como referência e acredite que o mesmo é merecedor e capacitado, pode indicar no mesmo email”, complementa o consultor.

Nova safra de profissionais

Em 2021, um fator chamou a atenção dos organizadores. Grande parte dos finalistas não estavam na vitrine clássica da hotelaria, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e capitais nordestinas. Muitos vieram de destinos secundários e praças do Norte, por exemplo.

“Também contamos com muitos profissionais de empreendimentos menores e independentes, não apenas oriundos de grandes redes. Isso mostra o quão democrático é o Prêmio VIHP, que não avalia a marca, mas os candidatos em si”, acrescenta Moraes.

As redes sociais também tiveram um papel importante na divulgação do prêmio, o que contribuiu para a repercussão do evento no mercado. Este ano, a meta é ultrapassar os cinco mil inscritos, número recorde de todas as edições até aqui.

“Estamos muito felizes em realizar a oitava edição do Prêmio VIHP, a primeira e única premiação para os profissionais da hotelaria brasileira. A cerimônia será em dezembro e estamos bem ansiosos para que a data chegue logo”, finaliza Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News.

Abaixo, você confere as 18 categorias da edição 2022:

1. Gerência Geral = independente
2. Gerência Geral = rede
3. Gerência Geral de Resort – Premio ABR –
4. Gerência de RM
5. Gerência de RH
6. Gerência de RH – Prêmio Capih
7. Gerência de Marketing e Vendas
8. Gerência de Manutenção/Engenharia
9. Gestão de Hospedagem/Recepção
10. Gerência de Governança/Governanta
11. Gestão de Eventos
12. Chef de Cozinha
13. Melhor Chef Patisserie
14. Melhor barman – Associação de Barmen do Brasil
15. Gestão de Compras e Suprimentos
16. Gerência de Alimentos e Bebidas
17. Gerência Administrativa/Financeira (Controller)
18. Concierge – Prêmio Les Clefs D’Or

(*) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News