O setor de serviços registrou, em agosto, o maior crescimento no ICS (Índice de Confiança de Serviços) dos últimos oito anos. De acordo com dados divulgados hoje (30), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o ICS do Brasil subiu 1,3 ponto, alcançando 99,3 pontos. Este é o maior número desde setembro de 2013, quando o patamar era de 101,5 pontos.

Os bons número se devem à melhora no volume de trabalho, conforme a economia reabre com as flexibilizações da pandemia. Essa é a quinta vez consecutiva que o Índice de confiança no setor de serviços aponta para uma alta mensal. O indicador já se consolida acima do nível pré-pandemia.

Além disso, os resultados apresentados pela FGV mostram que o Índice de Situação Atual (ISA-S), alcançou seu nível mais alto desde junho de 2014. O crescimento foi na ordem de 2,6 pontos, totalizando 93 pontos.

De mesma forma, o indicador que reflete as perspectivas para os próximos meses, o IE-S (Índice de Expectativas), cresceu 0,1 ponto, no mês de agosto, alcançando 105,7 pontos, o mais alto desde novembro de 2012.

Já segundo dados do IBGE, em junho, a atividade do setor de serviços do Brasil registrou ganhos acima do esperado, pelo terceiro mês consecutivo. Com alta de 1,7% sobre o mês anterior, o segundo trimestre foi encerrado 2,4% acima do nível pré-pandemia, o maior número dos últimos cinco anos.

Saldo de emprego no setor de serviços

Apesar dos números positivos, o cenário ainda é de muita incerteza e instabilidade, principalmente por conta da chegada da variante Delta no País. Contudo, os dados da FGV são otimistas e apontam para o maior saldo de emprego desde maio de 2014. O índice chegou a 10,4 pontos em agosto, e corresponde ao percentual das empresas que devem aumentar seu quadro de funcionários subtraído do número de empresários que planejam reduzir.

Simultaneamente, o Turismo também aposta na retomada e já começa a recontratar. Dessa forma, o setor hoteleiro abriu diversas vagas de emprego na última semana.

(*) Crédito da capa: Feliphe Schiarolli/Unsplash.