De volta ao Pavilhão da Bienal de São Paulo, a 11ª edição da ILTM Latin America veio para consolidar ainda mais o retorno dos eventos presenciais. Realizada entre os dias 3 e 6 de maio, a feira de turismo de luxo promoveu mais de 25 mil encontros individuais entre marcas, propriedades e agentes de viagens.

O evento dobrou de tamanho frente à última edição — realizada em outubro de 2021 — reunindo 290 compradores de 28 cidades e nove países (20% latinos e 80% brasileiros), com 275 expositores de 40 nacionalidades, sendo 30% empresas estreantes na feira.

Durante os três dias, a ILTM recebeu lançamentos de todo o mundo, como o Hotel La Palma Capri e Thompson Madri, além do Ba’ra Hotel, com previsão de abertura em outubro de 2022, em João Pessoa.

“Os latino-americanos e, especialmente, os brasileiros, estão abraçando o retorno das viagens como nenhuma outra nação tem feito. Com o papel do agente de viagens mais importante do que nunca no mundo atual do turismo de luxo, a ILTM Latin America tem sido um grande catalisador para profissionais e marcas construírem e renovarem relacionamentos gratificantes. Mostramos muitas inaugurações, modernizações e novidades para acompanhar todos os quatro cantos do mundo”, comentou Simon Mayle, diretor do evento.

A visão dos hoteleiros

Em um momento importante para o projeto, Gefferson Alves, diretor geral do Ba’ra, comentou que a decisão de lançar o empreendimento na ILTM foi assertiva. “Logo às 10h do primeiro dia, sabíamos que tínhamos tomado a melhor decisão ao participar da ILTM Latin America. Todos os agentes de luxo que importam estão aqui, os influenciadores e os networkers que vão divulgar claramente nossa nova propriedade e destino para seus clientes. Estamos na crista de uma onda de brasileiros explorando seu próprio país e a ILTM é parte integrante de nossos planos de negócios”.

“Hotéis, restaurantes, spa, lifestyle – as pessoas estão de volta, os negócios estão de volta, possivelmente mais fortes do que nunca. O clima de hoje continua a ser um desafio e a ILTM Latin America aconteceu na hora certa para apoiar nossas propriedades globais. Definitivamente, foi o lugar certo e o momento certo para fortalecer nossos negócios”, declarou Philippe Trapp, COO Lifestyle Brands da Accor South America.

“Brasileiros e latino-americanos viajam mais e ficam mais tempo. A região é um mercado importante para nós e nossas equipes hoteleiras da Europa, EUA e estamos muito satisfeitos por poder aproveitar este tempo na ILTM Latin America para destacar pessoalmente nossas muitas novas ofertas – 40 somente este ano – bem como a amplitude de nossa marca”, acrescentou Diana Plaza, diretora de Vendas e Marketing da Marriott International.

“Estamos aqui para nos reconectar com nosso importante público latino-americano e apresentar La Palma Capri, a primeira propriedade italiana da Oetker Collection. Não havia dúvidas de que a ILTM Latin America seria o evento perfeito para definir o cenário para a demanda significativa que esperamos do Brasil e além dele. Nossas expectativas foram superadas”, complementou Ernesto Draque, da Oetker Collection.

A ILTM agora aguarda suas próximas edições: ILTM Asia Pacific em Cingapura, de 5 a 8 de setembro e ILTM North America em Mayakoba, México, de 19 a 22 de setembro de 2022.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News