iltm latamAndrade abriu a cerimônia contando de sua experiência como viajante

O maior evento de turismo de luxo da América Latina começou hoje (14). Por meio de cerimônia de abertura realizada no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a ILTM Latin América deu início à sua 9ª edição. Participaram da solenidade Pedro Andrade, apresentador do programa Pedro Pelo Mundo, da GNT; Andrea Bisker, diretora do Stylus; e Simon Mayle, diretor do ILTM Latam. 

Esse ano, o evento, que segue até sexta-feira (17), no Pavilhão da Bienal, reúne 400 agentes de viagens de turismo de luxo. Os compradores vêm de 40 cidades em 14 países diferentes. Destes, 100 comparecem à feira pela primeira vez. Da mesma maneira, o evento também cresceu 25% o número de expositores, recebendo 400 marcas de mais de 65 países. 

Começando a solenidade, Andrade falou sobre como viagens são mais do que ir de um ponto a outro. "Viajar é conhecer outras culturas e se alimentar de novas experiências e costumes. É assim, e conhecendo o outro, que entendemos melhor nós mesmos e aprendemos que, de alguma maneira ou de outra, somos todos iguais. Falam que o Brasil é um país de imigrantes, mas se pararmos para pensar, um país de imigrantes não existe. Todos nós temos uma história de viagens", disse.

Com isso, Andrade introduziu o tema desta edição: "Back to life". As feiras ILTM de 2019 focam na tendência wellness e na vontade dos viajantes de se reconectarem. Para falar mais sobre o assunto, Andrea, especialista no assunto, trouxe as tendências para esse tipo de viagem de luxo. 

Para finalizar a cerimônia, Simon Mayle subiu ao palco. Afirmando que tudo na feira é feito com paixão, ele informou que a organização contabilizou 16 mil encontros pré-agendados entre compradores e marcas. "Espero que essa seja a melhor, a mais divertida e a mais proveitosa ILTM Latam de todas. Bom evento", finalizou Mayle. 

iltm latamBreve em sua fala, Mayle quer que essa seja a melhor edição da ILTM

ILTM Latin America: Back to life

Seguindo o tema da feira, Andrea falou sobre quatro tendências do segmento wellness para o turismo de luxo. A indústria de viagens wellness e de bem-estar, só na América Latina, movimentou US$ 34,8 bilhões, segundo a diretora. De acordo com ela, "o wellness no turismo vai além das saunas, spas e terapias". 

A primeira tendência apresentada é a chamada "Check-in, Tune Out". Em um mundo conectado, com tantos estimulantes, o viajante está buscando por menos. "O menos é mais sempre esteve presente, mas agora se aplica à tecnologia. O viajante está buscando se desconectar, fazer um detox digital", disse.

Além disso, os turistas de luxo também estão buscando por atividades "que fazem o coração bater mais forte", segundo Andrea. "Com tanto estresse na rotina diária, o viajante procura por atividades que exijam foco total, que não permita que os pensamentos vão para nenhum outro lugar. Por isso, o turismo de aventura vem crescendo muito como opção wellness", afirmou Andrea. 

Em terceiro, a diretora apontou uma tendência que ela chamou de Transcendent Travelers. Nesse sentido, viajantes de luxo buscam experiências para autoconhecimento e oportunidade de crescimento pessoal. Programas espirituais, templos e misticismo são fatores importantes a esses viajantes. "São turistas intensos, cheios de desejo por transformação querem, além de conhecer outros lugares, experiências que o façam conhecer a si mesmo", comentou.

Por fim, Andrea apontou para a viagem ecológica como uma tendência no turismo de luxo. "Com a mudança climática está caindo a ficha que alguns cenários naturais não fiquem como estão por muito mais tempo. E isso vem movimentando turistas que se preocupam com o meio ambiente", disse a diretora. Andrea finalizou incentivando a sustentabilidade e foco no ecológico para os presentes.

iltm latamAndrea é especialista no conceito de wellness aplicada ao turismo

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/ Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Juliana Stern/ Hotelier News