Accor reestrutura suas marcas de luxo em categorias

Bandeiras agora são divididas em Ultra Luxury, Luxury, Premium e Lifestyle

Na última conferência do segundo dia de ILTM, a Accor anunciou a reestruturação do segmento de seu segmento de luxo. A rede francesa passa a dividir suas bandeiras em quatro categorias: Ultra Luxury, Luxury, Premium e Lifestyle, como forma de enaltecer o posicionamento de mercado das marcas.

“A Accor veio revolucionar o mercado com marcas e aquisição de serviços e negócios que ajudarão nossa aceleração para aumentar a capilaridade da empresa globalmente”, inicia Carolina Stolf, diretora de Vendas de Luxo da Accor para a América do Sul. “E não somente ser um grupo hoteleiro, mas uma rede que leva a hospitalidade aos clientes”, acrescenta.

Reforçando sua atuação no mercado de luxo, o reposicionamento vem de encontro com o desejo da Accor de alcançar nichos que há dois anos a empresa ainda não possuía penetração.

No Ultra Luxury, encontram-se marcas como Raffles e Orient Express. Já na categoria Luxury, estão o Sofitel Legend, Banyan Tree e Fairmont. Dentre as marcas Premium se destacam o MGallery e Pullman, enquanto no segmento Lifestyle a Accor detém a parceria com a Ennismore, além de hotéis como os da coleção Joe & Joe e SLS.

Na América do Sul, a rede possuía 10 empreendimentos de luxo em 2014, número que subiu para 32 em 2021 e deve chegar a 70 até 2025. Destes, 17 unidades estão no Brasil atualmente.


Fairmont Rio: 23% da demanda já é internacional

Resort urbano também vem investindo em experiências

Antes da pandemia, o Fairmont Rio tinha 78% de suas reservas feitas por hóspedes que falam outro idioma. Com as restrições de viagens, esse público chegou a ser quase inexistente, mas nesta retomada já volta a representar 23% das ocupações do empreendimento da Accor.

Sem os eventos e também sem o corporativo, o Fairmont se viu obrigado a se reinventar. Limitado ao público doméstico, o hotel buscou redesenhar sua oferta de luxo como forma de atrair o próprio carioca para dentro da unidade. “Começamos a repensar o luxo e criamos um destino dentro do hotel. Desenvolvemos experiências alinhadas aos protocolos, como aulas de coquetelaria, tour com o concierge, entre outras atividades”, conta Michael Nagy, diretor de Marketing e Vendas.

fairmont rio

E a estratégia funcionou. Cerca de 23% do público que hoje frequenta o empreendimento é do Rio de Janeiro. “Nossos bares e restaurantes estão lotados, com necessidade de reserva com uma semana de antecedência. Também temos um luau na piscina, shows e vamos promover a primeira regata do Fairmont Rio. Estamos desenvolvendo um calendário que ajude as agências e o setor como um todo”, pontua Nagy. Em breve, o resort deve receber um novo espaço gastronômico, previsto para abrir as portas em dezembro deste ano.

Quando a imunização chegou ao Rio de Janeiro, o empreendimento abriu as portas de seu centro de eventos, a pedidos da Secretaria Municipal de Saúde, para se tornar mais um ponto de vacinação na cidade, de forma que as operações não prejudicassem o dia a dia do hotel.

“Seguimos com a proposta, atendendo cerca de 600 e 700 pessoas por dia. Queremos fazer parte da solução”, finaliza o diretor durante a ILTM.


Filha da Lua Eco Lodge enaltece a natureza e a comunidade em Pipa

Hotel boutique foi aberto há seis meses na Praia das Minas

Inga Synoradzka se apaixonou pelo Nordeste brasileiro, mas não apenas pelas belas praias e falésias, típicas do Rio Grande do Norte. A polonesa escolheu empreender por aqui, principalmente, pelas pessoas. Presente na ILTM, a executiva define o destino como “mágico e magnético”.

“Nos apaixonamos pelo Brasil e procuramos muitos lugares para construir o hotel, mas tinha que ser um local especial. Foi amor à primeira vista. A Praia das Minas é um lugar mágico e nos engajamos em contribuir também para a comunidade local”, explica a proprietária.

Trazendo um conceito sustentável ao setor hoteleiro do destino, o empreendimento de nove vilas rodeadas por mata nativa foi construído com madeira de reflorestamento de eucalipto, com bangalôs feitos de palafita para preservar a permeabilidade do solo, além de contar com uma estação de lixo 1005 ecológica.

O empreendimento também conta com um restaurante glúten free, baseado nos ensinamentos da medicina ayurvédica. Complementando o A&B (Alimentos & Bebidas), o eco lodge ainda possui um lounge para degustação de drinks e vinhos, Cicchetti Pipa, espaço para saborear pequenas porções, além da Fazenda Pachamama, construída com os conceitos de agrofloresta e responsável pelo cultivo dos ingredientes utilizados.


Unique Garden eleva oferta de UHs e retoma política childfree

Hotel voltará a receber crianças apenas no segundo fim de semana do mês

Os hotéis Unique vem performando de maneiras distintas, de acordo com o perfil de cada empreendimento. No caso do Unique Garden, hotel voltado ao público de lazer, os resultados vieram mais rápido. Detentora de clientes fiéis, a propriedade anuncia o incremento de sua oferta de hospedagem, passando a contar com 29 chalés.

“A pandemia impulsionou esse despertar do interesse do brasileiro, que passou a descobrir o interior. Muitas famílias passaram a frequentar o Unique Garden para trabalhar, descansar, então, derrubamos um chalé que já precisava de reformas. Até meados de 2022 a nova acomodação deve ser entregue em um dos melhores lugares da propriedade”, explica Fernanda Hussne, head de Vendas e Eventos do grupo durante a ILTM.

A executiva explica que, além do novo chalé, o Unique Garden pretende expandir sua oferta em um futuro próximo, mas sempre respeitando o conceito de exclusividade, parte do DNA do empreendimento. Enquanto o crescimento não chega, o hotel vem aproveitando o momento de retomada, com demandas de grupos e eventos sociais.

“O perfil do hóspede do Unique Garden é fiel, que sempre volta. Estamos fazendo vendas de grupos, casamentos menores e colhendo os frutos das fronteiras que ainda não abriram. Para o Ano Novo, nossa proposta é de uma comemoração mais calma, para quem busca fugir do agito”, acrescenta Fernanda.

Durante a pandemia, a unidade localizada em Mairiporã (SP) redesenhou suas políticas e passou a receber crianças, independente do período. Para 2022, a previsão é que o hotel volte a hospedar os pequenos apenas no segundo fim de semana do mês. “Vamos retomar esse posicionamento pelo perfil do hotel. Não temos entretenimento para as crianças em nossa programação e nossos hóspedes são, em sua maioria, casais que querem descansar e aproveitar momentos românticos”, diz a executiva.

Em São Paulo, o Hotel Unique viu seu público mudar, passando de eventos e corporativo para lazer. “Tivemos momentos difíceis, mas conseguimos nos reerguer com o lazer. Agora, com o público business e os eventos retornando, mesmo que abaixo de 2019, nossa expectativa é otimista”, diz Katherine Lima, executiva de Vendas.

Até o momento, a unidade paulistana acumula cerca de 55% de ocupação em 2021 e ainda trabalha com inventário reduzido, com 70 apartamentos disponíveis para reservas. “Nosso foco agora são eventos menores, como os que realizamos em nossa suíte presidencial”, acrescenta Katherine.


Fazenda Santa Vitória inaugura nova UH e queijaria

Hotel em Queluz (SP) anuncia planos para implementar 6 novos restaurantes

Aberta há quatro anos, a Fazenda Santa Vitória tem uma localização estratégica e privilegiada. Aos pés da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Rio de Janeiro, o hotel inaugurou recentemente a Casa Galo, composta por uma suíte e dois quartos, em operação há cerca de um mês.

A nova acomodação é vendida apenas diretamente com o hotel e promete elevar as vendas do empreendimento. “Ficamos fechados por quatro meses e agora estamos com ocupação na casa dos 80%, com necessidade de reserva com três meses de antecedência”, explica Fábia Raquel, uma das sócias da propriedade, em entrevista ao Hotelier News durante a ILTM.

Outra novidade para 2021 é a abertura de uma queijaria, que contará com a produção de queijos próprios da Fazenda, além de produtos de parceiros. “O espaço está em fase de finalização e chega com a proposta de oferecermos experiências gastronômicas, como degustações”, complementa Bruno Brito, do departamento de Estratégia e Marketing.

fazenda santa vitoria

Além da Casa Galo, a Fazenda Santa Vitória planeja abrir mais seis vilas, compostas por quartos e suítes, com capacidade para receber até 20 pessoas. A previsão de entrega nas acomodações é até 2024, com primeira fase em finalização para junho de 2022.

Cada vila ganhará um espaço gastronômico, que poderá ser usufruído pelos clientes hospedados nas demais acomodações do empreendimento. “Os restaurantes operarão de forma independente das vilas, atendendo a quem desejar conhecer os espaços”, afirma Raquel.

Em maio deste ano, o hotel já havia anunciado a abertura das Casas do Pomar, acomodações focadas em wellness, compostas por quatro unidades em meio a um pomar de árvores nativas.


Pousada Estrela D’Água: planejamento foi diferencial na pandemia

Empreendimento estava programado para fechar as portas antes da crise

Antes mesmo do coronavírus chegar ao Brasil, a Pousada Estrela D’Água já tinha planos de paralisar suas operações para reformas. O empreendimento, que realizou reformas em seus apartamentos e áreas comuns, programou seu orçamento para suportar o período sem receber hóspedes, mas não imaginava que não seria o único.

De acordo com Rafaela Marques, gerente de Vendas da pousada, o fato da gestão ter traçado um plano financeiro para proteger o caixa sem sentir o gap de reservas foi um diferencial frente ao restante do mercado.

“Não podemos dizer que houve um buraco deixado pela pandemia, pois fechamos quanto já estava programado para fechar. A pousada tinha orçamento e caixa para passar o período sem receber hóspedes”, explica em entrevista durante a ILTM.

Localizada em Trancoso (BA), a Estrela D’Água aproveita a preferência do turista pelo destino, que oferece toda a infraestrutura para receber as altas demandas de fim de ano. “Para o Réveillon estamos lotados. Trancoso é um velho queridinho do brasileiro, apesar de não receber muitos visitantes estrangeiros”, acrescenta Rafaela.


“Não acredito que o brasileiro vá correr para fora”, diz Simone Scorsato

Entidade espera um 2022 com turismo interno aquecido

Ainda que a crise tenha trazido mais prejuízos que benefícios, o segmento de luxo colheu bons frutos nos últimos meses. Sem poder viajar para outros países, turistas de alta renda se viram represados no Brasil, com a única alternativa senão explorar as belezas nacionais. Com a vacinação ganhando corpo, um dos grandes questionamentos é se este viajante voltará em breve a gastar em outras moedas.

Para Simone Scorsato, CEO da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), presente na ILTM, o movimento deve acontecer, mas não tão rápido quanto o mercado imagina. “Não acredito que o brasileiro vá correr para fora, pois muitos destinos foram descobertos durante a pandemia e ainda há muito o que descobrir. Ainda temos a questão do câmbio, que não é tão relevante para esse público, além das restrições de viagens, famílias vacinadas com imunizantes diferentes e o medo de se contaminar lá fora”, avalia.

simone scorsato

Seguindo a mesma linha de pensamento, Simone aposta em um 2022 aquecido para o mercado interno e pontua que o maior desafio para o ano que vem será trabalhar a imagem do Brasil frente ao resto do mundo. “É um trabalho que demanda muito esforço. Além da falta de segurança, o Brasil também passou a ser o país do Covid-19.

Um dos menos afetados pela crise, o segmento de luxo nacional vem performando com resultados elevados nos últimos meses. “Hotéis urbanos estão batendo recordes, alguns chegando a 74% de ocupação em julho, enquanto os empreendimentos de praia acumulam 90%. Isso é reflexo de um país com grande potencial consumidor”, finaliza.


Tivoli Praia do Forte: 75% dos hóspedes de Ano Novo são habitués

Reservas para o período já estão esgotadas

Que a Bahia é um dos destinos mais procurados no verão, não é novidade pra ninguém. No caso do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, alguns hóspedes não abrem mão de passar a virada do ano em grande estilo. Para se ter uma ideia, 75% dos clientes que fazem reservas para o Réveillon são habitués, comportamento observado mesmo antes da pandemia.

Durante o segundo dia de ITLM, a Tivoli Hotels & Resorts explicou que muitos hóspedes realizam o check-out após as festividades e já deixam suas reservas garantidas para o Ano Novo seguinte, mesmo sem saber valores e programação.

“Normalmente, em setembro já temos o Réveillon vendido. Este ano, por conta da retomada, as vendas aqueceram mais em outubro. Como somos um hotel com 36 anos de operações, muitos clientes retornam pelo serviço”, declarou a empresa.

Em São Paulo, o Tivoli Mofarrej, sede da ILTM este ano, que em sua trajetória recebia grandes demandas de eventos e corporativo, viu o público de lazer crescer exponencialmente nos últimos meses. O hotel, inclusive, foi reconhecido com a melhor suíte presidencial pela World Travel Awards. “O lazer veio com tudo e hotéis que tinham perfil business vêm recebendo essa demanda, tanto em São Paulo quanto em Curitiba”.

Para satisfazer o público a lazer, a Tivoli Hotels incrementou suas programações com noites de jazz, pacotes de aniversário, brunchs, dentre outras iniciativas. Quanto aos hóspedes estrangeiros, a expectativa é que as reservas voltem a aparecer nos próximos seis meses, consequência de uma possível demanda reprimida.


Belmond: faturamento acumulado já chega a € 44,2 bi em 2021

Receita deve ficar 113% acima do performado em 2020

Marcando presença no segundo dia da ILTM Latin America, a Belmond compartilhou com a imprensa especializada alguns números internos. Representada por Carolina Mogames, diretora de Vendas para a América do Sul, a rede chega a € 44,2 bilhões em faturamento acumulado entre janeiro e setembro deste ano.

Em 2020, o faturamento foi de € 44,7 bilhões, e, ao que tudo indica, os valores devem ser superados este ano. “Apesar de muito desafiador, 2021 aponta uma melhora no segmento de luxo, projetando um forecast de crescimento de 113% frente a 2020, mas ainda 52% abaixo de 2019 globalmente”, diz Carolina.

Para 2022, as projeções são otimistas, considerando a abertura de fronteiras e reservas on the books. A expectativa é que o ano que vem seja 67% superior a 2021, porém 11% inferior aos patamares pré-pandemia, também a nível global. “É claro que temos algumas praças mais conservadoras e o Brasil, que fica no meio do caminho”.

Com dois empreendimentos em solo brasileiro, a Belmond vem apostando forte nas demandas de fim de ano. No Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o Natal promete um ambiente familiar, pensado para criar memórias afetivas e um Réveillon mais intimista.

ILTM - carolina - belmond

Em contrapartida, o Copacabana Palace espera um Ano Novo badalado, tradição do empreendimento. “Esta será a volta da famosa festa do Copa com uma das queimas de fogos mais lindas do mundo confirmada pela prefeitura e pelo Rio CVB”, comemora Carolina.

Em dezembro, o hotel carioca reabrirá o Teatro Copacabana Palace, que passou por reformas e agora renasce, mesclando os estilos clássicos e modernos. O local possui 332 lugares e estará disponível aos hóspedes e público externo.

“O palco será estreado em dezembro com o espetáculo ‘Copacabana Palace, o Musical’. A festa de inauguração está marcada para o dia 5 e estamos muito ansiosos”, acrescenta a executiva. Por hora, esta é a única apresentação marcada para acontecer no espaço, mas a diretora afirma que outros nomes estão em fase de análise.

(*) Crédito das  fotos: Nayara Matteis/Hotelier News