O Ba’ra Hotel ainda nem abriu as portas, mas já fez história. Com previsão de inauguração para o dia 6 de outubro deste ano, o empreendimento localizado em João Pessoa foi o primeiro hotel paraibano a expor na ILTM Latin America. O Hotelier News já havia feito o anúncio da chegada do produto durante o BTM (Brazil Travel Market), em 2021, mas foi hoje (5) que a propriedade foi oficialmente lançada ao mercado.

Apresentado por Gefferson Alves, diretor geral, e Marcel Marin, diretor de Vendas, o Ba’ra promete ser um hotel com uma proposta de luxo descomplicado. Além de elevar a oferta hoteleira da capital paraibana, o projeto tem como missão integrar a comunidade local ao empreendimento, bem como impulsionar o destino a nível internacional.

“Temos o privilégio de apresentar em primeira mão esse produto e destino ao cenário internacional. Esta é uma oportunidade única de mostrar o que temos de melhor em João Pessoa e em nossa propriedade”, iniciou Alves em coletiva de imprensa no segundo dia de ILTM.

O diretor de Vendas destacou a importância do Ba’ra para o turismo pessoense e paraibano. “João Pessoa é um destino que vem crescendo de forma orgânica, pois a comunidade local ama e defende sua cidade. A Praia de Cabo Branco é um ponto importante e estratégico, com fácil acesso ao aeroporto, centros de negócios e aos melhores restaurantes”.

O empreendimento é fruto da união entre a construtora Massai, do jogador de futebol e empreendedor Hulk, da Florense Paraíba e, também, da Hofmann Station, escritório de desenvolvimento imobiliário. O atleta não pôde estar presente na ILTM, mas mandou um recado em vídeo que você confere abaixo.

“Nada faz mais sentido do que investir na Paraíba, meu próprio estado, e oferecer o que há de melhor em hospitalidade e, claro, gerar ainda mais empregos qualificados e renda para a cidade”, comenta Hulk.

Ba'ra Hotel - fachada

Fachada do Ba’ra, na Praia de Cabo Branco

ILTM: Hotelaria inclusiva

Um dos propósitos do Ba’ra é integrar o hotel e a cidade, promovendo conexões e diversidade. “Queremos que a comunidade faça parte do empreendimento e entenda que o hotel não é apenas para turistas. Esta é a principal razão da nossa gastronomia. Fizemos uma pesquisa para entender o que o pessoense gosta de comer e onde quer ir. Por isso, ressaltamos que o Ba’ra é inclusivo”, complementa Marin.

Ba’ra, em tupi-guarani, significa mar, ressaltando as belezas naturais da capital paraibana. O projeto arquitetônico é do escritório colombiano Plan B, com design de interiores de Sandra Moura Arquiteta e paisagismo de Patricia Lago.

Visando promover maior interação com a cidade, o Tropical Garden do hotel é um espaço integrativo entre o passeio e a entrada do empreendimento. No local, será possível realizar os mais variados eventos, assim como apenas oferecer mais um ambiente de entretenimento aos moradores e visitantes de João Pessoa.

O projeto também busca levar capacitação aos profissionais pessoenses, com 99% de sua mão de obra local. “Firmamos uma parceria com o Senac e Sistema S pensando em investir em pessoas. Também passamos a fazer parte de uma associação de empresários para seguir fomentando a formação desses profissionais não só para o Ba’ra, mas para o mercado”, acrescenta Alves. “Contamos com colaboradores jovens e outros da terceira idade, pois entendemos que o serviço é feito por pessoas”.

Gastronomia e hospedagem

O edifício de cinco andares contempla 123 apartamentos, sendo quatro suítes de dois tamanhos diferentes e 119 apartamentos de 22 metros quadrados (m²) a 36m (m²). As UHs são divididas em sete categorias que levam nomes de arquipélagos (Anavilhanas, Caviana, Restinga, Restinga Life, Restinga View, Marajó e Mariuá). O empreendimento firmou parceria com o Studio Harmonia de design acústico para evitar que ruídos externos atrapalhem o descanso dos hóspedes.

O hotel contará com piscina de borda infinita localizada na cobertura, além de opções de lazer e bem-estar como spa, academia e kids club. O Ba’ra também funcionará com políticas pet friendly, seguindo uma das principais tendências de mercado.

Destaque para a gastronomia, assinada pela chef Carol Panarotte, que trará dois restaurantes: um gastrobar — este no rooftop do hotel — e uma trattoria, que terão suas operações abertas ao público. “Queremos que o Ba’ra seja frequentado também pelos pessoenses, que encontrarão aqui um momento especial, onde poderão degustar de pratos e drinks inesquecíveis”, completa Alves.

A participação do Ba’ra na ILTM tem grande significado, mas também expõe uma deficiência na oferta de luxo de João Pessoa. Para colocar de vez o destino na rota turística nacional e internacional, o empreendimento planeja fazer um intenso trabalho de divulgação.

“Estamos com parcerias com a ABIH, convention e outras entidades para compartilhar ideias e experiências. Primeiro, vamos focar em um trabalho interno, pois não adianta ir para fora e deixar o mercado brasileiro com carente de informações. Contaremos com uma equipe de oito pessoas nas principais capitais e representantes de vendas como divulgadores do Ba’ra e do destino”, finaliza Marin.

 

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Ba’ra Hotel