ILTM: demanda brasileira em hotéis Four Seasons foi 120% acima do esperado

Portfólio diversificado da rede atrai diferentes perfis de turistas

Na ILTM de 2021, Daniela Pescio, diretora de Vendas do Four Seasons para o Brasil já havia cantado a bola. Se no ano passado, mesmo com as restrições da pandemia, os brasileiros já estavam ocupando os quartos da rede pelo mundo, em 2022 não poderia ser diferente. No primeiro trimestre, a demanda de hóspedes tupiniquins superou as expectativas do grupo em 120%, segundo a executiva.

“O ano passado já foi um sucesso, mesmo com as barreiras e restrições de viagens. Em 2021, houve um movimento intenso devido à procura por vacinas e quarentena. Agora, as demandas voltaram com tudo. Tivemos um primeiro semestre excelente em empreendimentos de diferentes perfis”, comenta Daniela.

Com unidades em todo o mundo, os destinos Four Seasons mais procurados por brasileiros no início do ano foram Genebra, Lisboa, Orlando, Paris, além de cidades caribenhas. Seguindo a tendência de retomada, a maior parte dos hóspedes ainda representam o segmento de lazer. “São famílias, casais em lua de mel, grupos de amigos e até mesmo pessoas viajando sozinhas”, explica a diretora. “Isso só mostra como nosso portfólio agrada a todos”.

Daniela Pescio - Four Seasons

Canais utilizados

No momento da reserva, os clientes brasileiros têm preferência por canais diretos e agências. “É importante ressaltar que muitos parceiros utilizam os nossos canais diretos. As agências são uma força muito relevante para nós, por isso estamos na feira para fomentar esse relacionamento e levar mais negócios para a rede”, complementa a executiva.

Assim como no ano passado, a reportagem do Hotelier News voltou a questionar um possível retorno da rede ao Brasil. A resposta continua a mesma: o país segue no radar do Four Seasons, mas sem previsão de abertura de uma nova propriedade. “Temos um projeto de crescimento global que não parou durante a pandemia. Todas as inaugurações foram cumpridas conforme o planejado. O Brasil está no radar da rede. Vamos aguardar”, finaliza.


Marriott possui 200 hotéis de luxo em pipeline

Rede abriu as portas do JW Marriott São Paulo nesta segunda-feira

No início da semana, a Marriott Hotels International deu um passo importante em sua expansão no Brasil. A rede norte-americana abriu as portas do JW Marriott São Paulo, o primeiro da bandeira na América Latina. “É muito especial ver nossa primeira unidade de luxo nessa cidade tão importante que é São Paulo”, comemora Diana Plazas, Chief Sales & Marketing Officer do grupo para a América Latina e Caribe, presente na ILTM.

Ainda no mercado brasileiro, a capital paulista também abrirá um W Hotel, no bairro da Vila Olímpia. No Rio Grande do Sul, a bandeira chega por Gramado, com previsão de abertura em 2023.

No total, a Marriott conta com oito marcas de luxo, que contemplam mais de 500 hotéis em 65 países. E o crescimento não deve parar por aí. De acordo com a executiva, existem 200 propriedades upscale em pipeline em todo o mundo. “É muito empolgante ser nossas bandeiras promovendo momentos especiais. Em 65 países é possível oferecer diferentes experiências, compartilhando culturas e gastronomia”, declara Diana. “Teremos 40 aberturas de bandeiras de luxo este ano”.

Mais aberturas

Saindo da América do Sul, a rede norte-americana também anunciou aberturas em Los Cabos, Dubai e Miami. Outra prioridade do grupo é expandir seu portfólio de empreendimentos all inclusive. No ano passado, a expectativa era duplicar sua atuação no segmento até 2025, alcançando a marca de 33 propriedades.

A maior parte dos resorts serão convertidos para a Autograph Collection. Em 2019, a rede já havia lançado uma plataforma exclusiva para empreendimentos all inclusive, de olho na expansão da categoria.


Mercado brasileiro representa 5% das demandas da Savoy Hotels & Resorts

Rede portuguesa busca maior penetração no Brasil por meio de feiras e eventos

Um dos momentos mais importantes da ILTM são as roundtables, que contam com a presença de players internacionais de diferentes regiões. Sabendo que o Brasil é um grande emissor de turistas para Portugal, a Savoy Hotels & Resorts não perdeu a oportunidade de estreitar relações com os brasileiros.

Com seis empreendimentos na Ilha da Madeira (Savoy Palace, Royal Savoy, Saccharum, Calheta Beach, Gardens e Next), a rede familiar é proprietária e operadora das unidades. “Para Portugal, o mercado brasileiro é o primeiro. Os turistas conhecem regiões como Algarve e Alentejo, mas ainda não oferecem tanta demanda na Madeira. Para a rede como um todo, esse público representa 5% dos hóspedes”, explica Rita Simões, head de Vendas da Savoy.

Para conseguir maior penetração no país e atrair mais turistas brasileiros, a rede aposta na participação em feiras e eventos internacionais — como a ILTM — além da realização de press events. “A TAP também está com uma ótima promoção de stopover, onde os passageiros podem conhecer Lisboa, Açores e a Ilha da Madeira gratuitamente”, declara Rita.

A Savoy conta com um portfólio variado de propriedades de quatro e cinco estrelas, que recebem os mais diversos perfis de público, oriundos principalmente da Inglaterra e Alemanha. “Durante a pandemia, muitos nômades digitais se mudaram para Madeira, que recebeu muitos turistas locais de Portugal”, acrescenta a executiva.

2022 em alta

Mesmo sem a chegada da alta temporada, o primeiro trimestre da rede já superou os resultados do mesmo período em 2019, apesar da queda nas previsões por conta da variante Ômicron. “Estamos lotados para o próximo mês e a expectativa é que o verão chegue a 80% de ocupação em todos os hotéis”, revela Rita.

Ao contrário do que vivenciamos em alguns empreendimentos brasileiros, a Savoy optou por não sacrificar suas diárias em prol de ocupações elevadas. “Preferimos reduzir a nossa capacidade, mas garantir as tarifas. Então, tem sido fácil manter os preços”, finaliza.


Caiman Pantanal dobra faturamento pré-pandemia em 2021

Empreendimento também promoveu reformas e melhorias durante a crise

Poucos sabem, mas é possível vivenciar uma experiência imersiva, em clima de safári africano, mas rodeado pela fauna e flora pantaneira. Essa é a proposta do Caiman Pantanal, complexo turístico e hoteleiro localizado no Mato Grosso do Sul. Com o turismo de natureza em alta na retomada, o empreendimento dobrou seu faturamento em 2021 frente ao registrado em 2019.

“Fizemos nosso melhor ano em 35 anos, mesmo com a pandemia. Aproveitamos as baixas demandas para promover reformas e expandir nossa estrutura de pousadas, agora também com hospedagens privativas”, conta Cristina Colin, gerente de Vendas do Caiman Pantanal, durante a ILTM Latin America.

Antes das obras, o complexo contava com duas pousadas pequenas construídas dentro da fazenda. A primeira, dispõe de seis habitações, enquanto a segunda contempla cinco quartos. Vale ressaltar que a distância entre ambos os empreendimentos é de 13 quilômetros (km), mesmo estando no mesmo terreno.

“Agora, contamos com uma estrutura cercada, nos moldes dos safáris africanos. Reformamos a antiga sede e a casa do proprietário, com bar, piscina, restaurante e suítes maiores”, revela a gerente. “Muitas pessoas não sabem que podem ter uma experiência de safári dentro do próprio país, mas aqui temos o avistamento de onças, antas e demais animais da fauna do bioma”, complementa.

Cristina Colin - caiman pantanal

Pantanal na mídia

Com o remake da novela Pantanal, transmitida pela Rede Globo, Cristina afirma que o destino ficou mais visado e reconhecido, o que tem gerado maior procura por hospedagens e parcerias com agências de viagens. “A Caiman sempre foi um local com 80% de estrangeiros e 20% de brasileiros. Depois do início da novela, sentimos que aumentou o desejo dos turistas de conhecer o destino”.

No primeiro trimestre, a ocupação do empreendimento girou em torno dos 50%, o que foi acima do esperado. Para Cristina, se as demandas continuarem no mesmo ritmo nos próximos meses, 2022 tem tudo para superar o feito do ano passado. “Foi um trimestre maravilhoso, pois aqui já seria baixa temporada. Além da novela, o boca a boca é uma importante ferramenta para nossa divulgação”, salienta.


“O que temos feito em São Paulo reflete a essência da nossa marca”, diz vice-presidente da Rosewood Hotels

Rede possui 28 unidades no mundo todo

A abertura do Rosewood São Paulo era de grande expectativa para o setor hoteleiro do Brasil. Inaugurado em dezembro de 2021, o empreendimento deu maior visibilidade para a marca no país, o que tem gerado grande satisfação para a rede.

“O que temos feito em São Paulo reflete a essência da marca. Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, que prioriza o lifestyle e a sustentabilidade. É isso que queremos para o futuro da rede e para nossas próximas propriedades”, afirma Frédéric Vidal, vice-presidente da Rosewood Hotels para a América Latina, durante a ILTM Latin America.

Com um portfólio de 28 empreendimentos pelo mundo, a unidade paulistana é a primeira latino-americana do grupo hoteleiro. Com 160 suítes, seis bares e oito espaços para eventos, o Rosewood São Paulo ainda finalizará sua abertura ao longo do ano. “Estamos trabalhando com cultura, gastronomia e nossos outlets estão cheios. Muitas surpresas ainda estão por vir”, acrescenta o executivo.

Em seu pipeline, a rede conta com unidades no Havaí, Porto Rico, Cidade do México, São Francisco, Londres, Houston, Viena e Roma.


Accor conta com 14 hotéis de luxo em pipeline na América do Sul

Em 2021, rede francesa chegou a marca de 400 unidades de todas as categorias na região

À frente da conferência da Accor no primeiro dia de ILTM, Philippe Trapp, COO da rede francesa para marcas de Luxe e Lifestyle, apresentou as bandeiras upscale do grupo e anunciou alguns empreendimentos do pipeline de 14 unidades da categoria na América do Sul.

No ano passado, a Accor alcançou a marca de 400 empreendimentos sul-americanos, levando em consideração todas as categorias de hotéis. No recorte de luxo, a rede possui 36 propriedades em operação, sendo 17 delas no Brasil.

No mercado brasileiro, o Fairmont Rio Copacabana é um case de sucesso de interação entre a propriedade e a comunidade local. O restaurante Marine Restô, por exemplo, recebe mais cariocas do que hóspedes, o que reforça o posicionamento da Accor em buscar a interação entre as partes.

“Também trabalhamos o entretenimento durante seis dias por semana. Promovemos shows e experiências para termos a comunidade carioca sempre conosco. Cerca de 90% dos produtos que utilizamos no Fairmont são nacionais”, afirma Trapp.

Philippe Trapp

Pipeline

No pipeline brasileiro, o destaque vai para o Sofitel Ipanema, que será reaberto em breve. Na América Latina, a Accor também anunciou inaugurações no Panamá e Buenos Aires, além de unidades em Londres, Boston e Paris.

“Estamos crescendo em países hispânicos e, durante a pandemia, fizemos adaptações em alguns produtos. É importante ressaltar que a sustentabilidade é nossa prioridade para a rede, para o hotel e para a sociedade”, finaliza Trapp.


LHW anuncia promoção de Sheila Mueller e apresenta nova gerente

Coleção de hotéis de luxo também elevou seu portfólio

Seguindo a tradição de trazer grandes redes internacionais e coleções de hotéis de luxo, a 11ª edição da ILTM Latin America iniciou sua programação de conferências com uma apresentação da LHW (Leading Hotels of The World). De volta ao Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, o evento segue até sexta-feira (6) e espera receber cerca de 800 pessoas.

Um dos principais rostos da LHW no Brasil, Sheila Mueller, diretora de Marketing da empresa para o país, deixa o cargo para assumir o posto de senior manager Global B2B Marketing and Events. Além da mudança de cadeira da executiva, a coleção de hotéis também apresentou Priscila Mazochi, nova gerente de Marketing para a América Latina. Em fevereiro, Andrea Scherz assumiu a presidência do Conselho Executivo da empresa.

“Venho da indústria de diversidade e inclusão, onde atuava em uma ONG que apoia mulheres empreendedoras e as conecta com multinacionais. E esta é uma missão que estou trazendo comigo para a Leading”, conta Priscila. “Vamos trabalhar uma estratégia forte para a América Latina, onde o portfólio de hotéis está crescendo. Temos percebido uma mudança de comportamento do hóspede, cada vez mais em busca de experiência e estamos nos adaptando a isso”, complementa a gerente.

Sheila Mueller e Priscila Mazochi

Sheila Mueller e Priscila Mazochi

Novos membros

Sheila agradeceu os anos à frente da diretoria no Brasil e apresentou os novos membros da coleção. “Nossa campanha fala sobre não sermos apenas hotéis. Em tudo existe uma história. Não somos apenas propriedades, somos uma experiência completa”, inicia a executiva.

Atualmente, a LHW conta com 400 hotéis em 80 países, em sua maioria localizados na Europa. Entre os novos membros, podemos destacar o Anantara New York Palace, Diamond Rock, Grand Hotel Principe di Piemonte, Anantara Palazzo Naiadi Rome, Baglioni Resort Sardinia, The Joule, entre outros. A coleção de propriedades de luxo também aguarda três aberturas: Rock House, Lesante Cape Resort & Villas e Emerald Faarufushi Resort & Spa.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News