A prefeitura de Ilhabela (SP) decretou, na terça-feira (23), que turistas vindos da cidade São Paulo e do ABC paulista durante o ‘feriadão’ de 10 dias da capital deverão apresentar resultados negativos para Covid-19. A medida, válida a partir das 8h de amanhã (26) até o domingo de Páscoa, 4 de abril, estabelece que o teste – do tipo RT-PCR – tem que ser realizado, no máximo, 48 horas antes do embarque no sistema de travessia.

Além de evitar a disseminação do vírus, a exigência também tem relação com o lockdown instaurado na Baixada Santista. Segundo o decreto, por ser um cidade turística que atrai muitos turistas naturalmente, a prefeitura entende que é necessário fazer o máximo para evitar a circulação de viajantes infectados.

À hotelaria, incluindo meios de hospedagem como hotéis, hostels e pousadas, a prefeitura da cidade definiu em 50% a taxa de ocupação máxima permitida.

Ilhabela: outros pontos

O decreto publicado no portal de legislação do município de Ilhabela explica que os termos não se aplicam para alguns grupos:

  • Moradores do arquipélago;
  • Imunizados com a segundo dose da vacina;
  • Prestadores de serviços essenciais;
  • Trabalhadores de estabelecimentos comerciais essenciais.

Para ser considerado morador, será necessário apresentar comprovante de endereço, comprovante de matrícula dos filhos no município (rede pública ou privada), contrato de locação OU carnê de IPTU.

As duas últimas classes devem comprovar a informação com CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), crachá, holerite OU contrato de prestação de serviço

(*) Crédito da foto: Marcos Assis/Unsplash