Ilhabela- obrasAs ações nas trilhas visam manutenção, preservação e incentivo ao ecoturismo 

A prefeitura de Ilhabela em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo vai iniciar uma série de obras em suas principais trilhas. Demanda antiga solicitada por monitores, jipeiros e trade turístico, as reformas revitalizarão os acessos às praias e cachoeiras do destino paulista.

Com o aumento da procura pelo ecoturismo no período pós-pandemia, a iniciativa busca promover melhorias no atendimento aos turistas. As obras contemplarão os caminhos para a cachoeira de Três Tombos, Parque das Cachoeiras e acesso ao Porto dos Frades, onde serão realizadas a manutenção de degraus e corrimões, guarda-corpo, passarelas, bancos e decks. Além dos pontos turísticos citados, outros locais estão dentro da programação de reformas.

Os serviços serão executados de acordo com os procedimentos do Parque Florestal. A manutenção do destino foi feita por meio de licitação e os contratados por RP (Registro de Preço), no qual somente é pago o que for demandado, mediante a necessidade do poder público.

A iniciativa foi confirmada na última sexta-feira (26), pela prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha. “Estou muito feliz pelo início da manutenção das trilhas do arquipélago, uma reivindicação antiga que recebemos em reuniões com os jipeiros e monitores. Precisamos estar atentos às nossas belezas naturais e para atender de forma sustentável a nossa população e visitantes, para que eles usufruam de nossas praias e cachoeiras com segurança”.

Ilhabela: o destino

Reconhecido como patrimônio natural e reserva da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), o arquipélago é um dos principais destinos de natureza do litoral paulista. Para alavancar o ecoturismo, a prefeitura vem investimento na preservação de recursos naturais, como a fauna e a flora local.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, falou sobre a iniciativa da manutenção das trilhas do município. “Essas manutenções são necessárias para o nosso ecoturismo local. Temos que oferecer condições de segurança. Ilhabela é referência no setor do ecoturismo e a expectativa é que cidade se desenvolva ainda mais”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Assimptur Assessoria de Imprensa