Após gigantes hoteleiras como Marriott e Hilton divulgarem seus balanços, é a vez do IHG Hotels & Resorts apresentar os números de 2021. A rede fechou o ano passado com receita bruta de US$ 19,4 bilhões. O resultado representa crescimento de 43% em relação a 2020 e atinge 30% do alcançado em 2019, de US$ 27,9 bilhões. O lucro operacional também teve acréscimo significativo, atingindo US$ 534 milhões, 144% em comparação a 2020.

O RevPar global da rede, por sua vez, também avançou ao longo de 2021, ficando 46% superior ao resultado de 2020 e chegando a 70% dos níveis de 2019, o que representa melhoria significativa nas negociações ao longo do ano. Entre os destaques no indicador, estão os EUA, China, além da Europa, Oriente Médio e África.

“As negociações tiveram melhora significativa em 2021, com o RevPar se aproximando dos níveis pré-pandemia, a lucratividade e o fluxo de caixa se recuperando fortemente e as contratações acelerando no quarto trimestre. Trabalhando de mãos dadas, nossos colegas e proprietários de hotéis demonstraram mais uma vez esforços incríveis para navegar pelos fluxos e refluxos da recuperação”, explica Keith Barr, CEO do IHG.

“À medida que as taxas de vacinação aumentam, estamos vendo a demanda por viagens aumentar. Embora possa haver desafios inesperados à frente, estamos confiantes em nossa capacidade de responder e nos adaptar ao que os consumidores e proprietários precisam, ao mesmo tempo em que posicionamos o IHG para um forte crescimento futuro”, acrescenta.

Pipeline e perspectivas

Em 2021, o IHG abriu 291 hotéis (44 mil quartos), avançando 12% frente a 2020. Atualmente, a rede conta com 5,9 mil hotéis e 880 mil UHs. As conversões respondem por 25% das aberturas no período. Além disso, os contratos assinados garantem a adição de 68,9 mil quartos ao portfólio. O número é 23% superior a 2020.

Em conferência com investidores, Barr destacou que as inovações tecnológicas estarão entre as prioridades da rede para este ano, revela o Phocuswire. “Eles estão valorizando cada vez mais a tecnologia contínua e têm uma expectativa forte de que as empresas trarão práticas sustentáveis. Notamos também o crescimento do bleisure – com mais empresas considerando como e onde reunir suas equipes e funcionários, combinando viagens de negócios com lazer”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts