Em nome da sustentabilidade, os notórios pequenos frascos de shampoo e condicionador oferecidos em hotéis podem estar com seus dias contados, pelo menos no IHG (InterContinental Hotel Group). Hoje (20), a cadeia britânica anunciou uma colaboração global com a Unilever para substituir os tradicionais amenities por recipientes maiores a granel. Mais de 4 mil hotéis do grupo em todo o mundo serão beneficiados.

A iniciativa é um passo fundamental para a companhia cumprir sua promessa de eliminar itens de uso único até 2030, feita em 2019. “O IHG foi pioneiro na mudança para o desperdício mínimo no setor de hospitalidade e estamos entusiasmados por anunciar o fim dos frascos de amenities por meio de nossa colaboração com a Unilever”, afirma Yasmin Diamond, vice-presidente executiva de Assuntos Corporativos Globais do IHG.

“Os hóspedes estão cada vez mais atentos ao impacto que suas escolhas de viagem têm no meio ambiente e nossos colegas, investidores, proprietários e fornecedores esperam que ajamos com responsabilidade”, explica. O que a executiva não menciona é que, além do impacto positivo no meio ambiente, a mudança também trará efeitos positivos na estrutura de custos dos investidores, o que certamente estimulou e facilitou a aceitação por parte desses stakeholders.

Parceria

Embora em alguns mercados os hotéis tenham a opção de fornecedor, de modo que uma marca de amenidade diferente possa ser adotada, a principal abastecedora será a Dove. A maior marca da Unilever fornecerá sabonete líquido para as mãos e para o corpo, além de shampoo, condicionador e loção corporal para hotéis.

“A Unilever está comprometida em tornar a vida sustentável algo comum e temos metas ambiciosas em todas as partes de nossos negócios”, comenta Umesh Shah, CEO da Unilever International. “Temos o prazer de fazer parceria com o IHG. Por meio desta colaboração, os hóspedes poderão desfrutar de uma variedade de produtos Dove durante sua estadia, reduzindo o uso de plástico”, continua.

Entre os empreendimentos incluídos no projeto estão, os hotéis IHG Essentials and Suites Collection, incluindo as unidades das Américas e EMEAA da Holiday Inn e Holiday Inn Express. Exclusivamente no continente americano, as marcas avid, Staybridge Suites e Candlewood Suites oferecerão a novidade. Ao todo, as bandeiras participantes contam por 80% do portfólio da rede.

(*) Crédito da foto: Divulgação/InterContinental Hotel Group