A Hyatt Hotels não foi a única a divulgar seus resultados hoje (9). Outra grande rede a publicar seu balanço nesta terça-feira foi a IHG Hotels & Resorts, que atingiu receita total de mais de US$ 1,79 bilhão no primeiro semestre. Esse número representa alta de 52% frente ao mesmo período de 2021, quando verificou US$ 1,18 bilhão. Com isso, o lucro operacional da empresa hoteleira foi de US$ 138 milhões para US$ 361 milhões, crescimento de 162% na mesma base comparativa.

“A recuperação da demanda e dos preços fez com que o lucro do grupo mais que dobrasse em relação a 2021, com lucratividade nas Américas agora à frente de 2019”, comemora Keith Barr, CEO da IHG Hotels & Resorts, que também cita a melhora de desempenho na região EMEAA e na Grande China, apesar das incertezas quanto à volatilidade deste último mercado.

No segundo trimestre, o RevPar global da IHG aumentou em 44% frente ao mesmo período de 2021 e 10,5% em relação a igual período de 2019, período pré-pandemia. Somando ao resultado do primeiro trimestre, a empresa atingiu alta de 51% e 14% no primeiro semestre, frente ao mesmo período de 2021 e 2019, respectivamente. Já nas Américas, o resultado do semestre foi de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2019.

“Vimos uma forte negociação contínua no primeiro semestre de 2022, com aumento da demanda por viagens na maioria de nossos mercados. Isso aproximou o RevPAR do grupo dos níveis pré-pandemia no segundo trimestre”, explica Barr.

“Juntamente com as estadias de lazer, o retorno da demanda de viagens de negócios e em grupo continuou a crescer ao longo do período, e nossos hotéis estão vendo um aumento no poder de preços devido à força das marcas, programa de fidelidade e plataforma de tecnologia do IHG”, complementa o CEO.

Portfólio e perspectivas

No primeiro semestre, a IHG abriu 96 novos hotéis, com mais de 14,9 mil quartos. Com isso, a rede ultrapassou a marca de 6 mil hotéis, totalizando mais de 883 mil unidades habitacionais. A empresa também assinou 210 novas propriedades, contabilizando 30,7 mil quartos. Dito isso, o pipeline global da empresa chegou a 1,8 mil novos empreendimentos, com mais de 278 mil acomodações, o que representa mais de 30% do sistema atual da rede.

“Continuamos a ver um interesse crescente em oportunidades de conversão que representaram mais de um quarto das aberturas no período”, comenta Barr. “Isso ilustra o apelo crescente para os proprietários de hotéis de acessar as marcas do IHG e a escala significativa e a capacidade de entrega de demanda de nossa plataforma corporativa”, acrescenta.

“A estratégia clara do IHG nos últimos cinco anos nos fez emergir da pandemia como uma empresa mais forte e resiliente, cumprindo as principais prioridades e progredindo em nossos ambiciosos compromissos de negócios responsáveis ​​para 2030 Journey to Tomorrow”, continua o executivo.

“Embora as perspectivas econômicas enfrentem incertezas à medida que bancos centrais e governos tomam medidas para administrar a inflação, continuamos confiantes em nosso modelo de negócios e nos atrativos fundamentos da indústria que impulsionarão o crescimento sustentável de longo prazo”, finaliza Barr.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts