Desde o ano passado, diferentes players vêm traçando cenários para o setor de turismo em 2021. Somando aos estudos disponíveis no mercado, o IHG Hotels & Resorts realizou uma pesquisa para entender os padrões que ditarão o comportamento dos turistas. De acordo com o levantamento, uma em cada cinco pessoas afirmam querer compensar a falta de viagens em 2020 este ano.

Cerca de 60% dos entrevistados disseram que cancelaram até quatro viagens no ano passado (seja lazer ou negócios). Mais da metade dos viajantes disseram ter remarcado suas viagens canceladas ou planejam fazê-lo, para férias em família e para visitar seus entes queridos. Esses dois propósitos lideram a lista de propósitos de viagem para 2021. Embora a pandemia não tenha acabado, a implantação da vacinação aumenta a esperança e o otimismo, já que os respondentes entre 18 e 55 anos dizem que passar um tempo com a família e amigos é sua principal motivação para viajar este ano.

Uma em cada cinco pessoas em geral disse que espera viajar para um dos destinos em sua lista mais desejada em 2021, e dentro delas uma em cada três têm entre 18 e 24 anos. Falando em viajantes mais jovens, essa faixa etária é cinco vezes mais propensa a se voluntariar em alguma comunidade necessitada como o principal motivador para viagens.

Um em cada três entrevistados disse que ir a restaurantes e experimentar novos alimentos têm um impacto positivo em suas férias. Mais de um terço de todos os entrevistados, incluindo 50% daqueles com mais de 55 anos, disseram que evitariam viajar até que a vacina Covid-19 esteja mais amplamente disponível.

“Muitas vezes é dito que viajar é a única coisa que podemos comprar que nos torna mais ricos, e os resultados de nossa pesquisa mostram que as pessoas anseiam por essas experiências ricas novamente. Mas o mundo mudou, e as decisões de viagem devem ser cuidadosamente pensadas. Quando olhamos para a frente novamente, podemos fazê-lo de forma mais consciente, porque tivemos muito tempo para pensar sobre o que viajar significa para nós, quais viagens são mais importantes para nós, e como queremos nos reconectar com o mundo e as pessoas. Então, seja um feriado de praia em família, uma fuga de fim de semana com os amigos, o primeiro encontro de negócios pessoalmente ou uma viagem especial de aniversário, nossa família de 16 marcas está pronta para ajudar a abrir o mundo para os viajantes sempre que chegar a hora e recebê-los com confiança, enquanto escrevemos juntos o próximo capítulo da viagem”, comentou Claire Bennett, CCO da IHG.

IHG: business

Um em cada três trabalhadores em todo o mundo e 40% nos Estados Unidos disse que a falta de viagens de negócios em 2020 foi uma surpresa. Já outros 40% dos viajantes do segmento business disseram que sentem falta de reuniões presenciais.

Mais da metade dos entrevistados disse que as viagens de negócios permitem que eles criem relacionamentos mais significativos com colegas e clientes. Quase 45% responderam que as viagens melhoram seu humor e motivação no trabalho.

Lazer e hotelaria

Durante as férias, a maioria dos americanos disse que viajar com seus entes queridos, criar novas memórias e passar um tempo de qualidade com os seus próprios têm um impacto muito positivo em seu humor, enquanto, para a maioria dos australianos, são excursões e para os britânicos, os destinos de sol e praia.

Um em cada três entrevistados que viajam a trabalho disse que o que mais sente falta é “dormir em uma cama de hotel confortável” e um em cada quatro disse “serviço de quarto”.

Os resultados também sugerem que o tédio no confinamento mata o romance, pois um em cada quatro entrevistados com 45 anos ou mais disseram que estão ansiosos pela intimidade que desfrutavam de viajar.

(*) Crédito da capa: Divulgação/IHG