Com a lenta recuperação do setor hoteleiro, algumas companhias passam a despontar e demonstram um princípio de retomada. É o caso da ICH Administração de Hotéis, que registra bons índices em maio — até o momento — e aguarda um segundo semestre melhor.

De acordo com Marcelo Marinho, diretor executivo da ICH, a rede hoteleira apresenta recuperação mês a mês. Neste mês, a ocupação geral até agora está em 55%, com crescimento em mercados como São Paulo, Manaus e voltando gradativamente em Porto Alegre. A diária média dos hotéis está em R$ 230.

ICH - Marcelo Marinho

Segundo Marinho, 2022 deve ser um ano melhor se a maioria da população estiver vacinada

“Desde o início da pandemia, reduzimos a queda de 90% na ocupação para 35% em novembro. Quando estávamos próximos de superar mais ainda essa lacuna, veio a segunda onda. Contudo, ainda temos um bom retrospecto e, se mantido, os números podem ser ainda melhores”, afirma Marinho. Somente nos primeiros dias de maio, diz o executivo, a ICH contabilizou 60% da receita total de abril.

Além disso, a ICH também adotou recentemente ao modelo de short-term rental. O segmento cresce nos Estados Unidos e é importado aos poucos para o Brasil.

Estratégias

O profissional atribui os índices satisfatórios da companhia ao relacionamento mantido com o público. Em formas distintas, a atuação da Intercity caminhou principalmente em criar produtos específicos, seja para profissionais liberais, consultores (público direto), ou aos executivos.

“Nós monitoramos a situação de cada segmento e sempre atentos às mudanças. Desde 2020, nosso trabalho de engajamento e fidelização foi o maior responsável por resultados que colhemos já em 2021”, explica Marinho.

ICH: perspectivas

Após um ano de pandemia, Marinho acredita que a confiança do hóspede, bem como a aplicação dos protocolos sanitários, se fortaleceu. A sensação segurança passada pelos hotéis, na visão dele, é um fator essencial para o retorno das hospedagens.

“Pode-se dizer que as pessoas estão aprenderam a viver no novo normal e entenderam que o hotel é um dos locais mais seguros com relação à limpeza. Já que ir ao mercado ou se hospedar em um hotel demandam os mesmos cuidados, por que não voltar a viajar? Atrelado a isso, a imunização da população também devem ajudar neste segundo semestre mais promissor que citei”, salienta.

O diretor da ICH ainda acredita que 2021 será um ano de altos e baixos à hotelaria, tendo a demanda reprimida como válvula de escape no curto prazo. Para 2022, a situação depende do estágio de cada estado com relação a pandemia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ICH

(**) Crédito da foto: Ricardo Lage/ICH