Detentora das bandeiras Intercity e Yoo2, a ICH Administração de Hotéis vem implementando ações e estratégias para minimizar os prejuízos causados pela pandemia. A primeira delas foi a criação de um Comitê de Crise em prol da preservação das unidades e manutenção de empregos.

Buscando promover a quarentena e o distanciamento social, a rede apresentou o manifesto #fiqueemcasa, além de flexibilizar suas políticas de cancelamento. Outra iniciativa foi a realização de lives com embaixadores da marca, como o atleta e apresentador Fernando Fernandes e Cleo Pires.

Para incentivar a retomada do setor por viagens rodoviárias, a ICH firmou parceria com o Grupo Guanabara, empresa de ônibus. A rede também realizou uma pesquisa que apontou o desejo reprimido dos turistas em sair do confinamento para aproveitar de forma segura. Gradativamente, as unidades com operações suspensas retomaram suas atividades seguindo os protocolos de segurança orientados pelo infectologista Dr. Claudio Stadnik.

ICH: campanhas e ações

Outra ação foi o lançamento do projeto #WelcomeBack, com o tema “Voltamos para você voltar no seu tempo”. O vídeo teve mais de 1,2 milhões de visualizações, gerando um crescimento de 65% no tráfego do site da Intercity e aumentos de 68% nas reservas e 47% na receita. A iniciativa foi desenvolvida em formato 100% digital e contou com o apoio de mais de 30 influenciadores.

Usando a tecnologia a favor desse novo momento, também lançou o Orange, aplicativo próprio que, entre outras facilidades, possibilita realizar o check in e check out sem a necessidade do contato com a recepção.

Atenta a outro dado da pesquisa, que apontava que os viajantes estavam sensíveis a preços e buscariam por promoções, a rede lançou ações como o “Volte com Vantagens” com descontos para os clientes e “Acelera com a Intercity”, focada no mercado B2B, com o sorteio de um carro para os agentes de viagens.

As estratégias geraram resultados positivos, que superaram as expectativas e previsões da administradora hoteleira no início da pandemia. Ao analisar o período de maio a dezembro de 2020, a ICH teve uma superação de 6% no faturamento e 19% no total de Room Nights (pernoites). Dentre os hotéis que se destacaram está o Intercity Ibirapuera, localizado em São Paulo, que atingiu uma ocupação maior que 80%, no período de outubro à dezembro, e superou 18% as Room Nights e 28% o faturamento que foram previstos – distribuindo, na contramão do setor, rendimentos ao seu pool de investidores.

“Esse resultado só foi possível graças à confiança dos investidores. A receita para esse desempenho passou por uma estratégia assertiva de precificação, revisão das despesas operacionais e estratégia de marketing sólida”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral e fundador da ICH.

Ainda com as fronteiras fechadas, o cenário trouxe otimismo para a temporada de verão. Com o mote “Neste verão dê um play no Brasil”, a ICH lançou em dezembro a campanha Summer Season, que apresenta um vídeo que enaltece o turismo nacional e oferece descontos de até 35% e uma diária cortesia para reservas acima de quatro diárias em hotéis espalhados pelos principais destinos turísticos do país.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ICH