O ICF (Intenção de Consumo das Famílias), índice medido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), registrou leve aumento neste mês. O crescimento foi de 0,8%, atingindo 69,8 pontos – maior patamar desde maio de 2020.

Esse foi o terceiro aumento seguido do ICF desde a crise provocada pela pandemia. Mesmo assim, o índice registrou o pior desempenho para novembro desde o início da medição, em janeiro de 2010. Além disso, no comparativo anual, houve retração de 26,7% – a oitava consecutiva nesta base comparativa. O ICF está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.

Segundo presidente da CNC, José Roberto Tadros, os resultados da pesquisa reforçam a confiança dos brasileiros na recuperação econômica. “A melhora das percepções em relação ao mercado de trabalho e a continuidade do auxílio emergencial, mesmo em valor menor, foram o suficiente para levar segurança para os consumidores, principalmente no longo prazo”, afirma Tadros.

Há, porém, muitas incertezas. No curto prazo, é difícil fazer um planejamento, pois existem indicadores contraditórios como é o caso do ICC (Índice de Confiança do Consusumidor), medido pela FGV e que aponta recuo. Por isso, é muito importante que os hoteleiros acompanhem todos os índices com cautela.

ICF - dados CNC novembro_2020

ICF: Renda volta a subir

Em relação ao momento atual, o item relacionado à renda voltou a subir (+0,2%) após sete quedas consecutivas, atingindo 77 pontos – o menor patamar da série histórica (outubro). “Os dados mais positivos da economia estão incentivando as famílias a ficarem mais confiantes em relação ao seu poder de compra futuro, o que explica este avanço no indicador da renda atual”, ressalta Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pelo estudo. O subíndice que mede a satisfação dos brasileiros com relação ao emprego registrou o terceiro crescimento seguido (+0,6%) e permaneceu como o item de pontuação mais elevada (86,8 pontos).

O subíndice que avalia a perspectiva profissional dos brasileiros para os próximos seis meses também se destacou positivamente. O motivo foi o aumento do indicador referente ao emprego atual. O item apresentou o maior crescimento mensal em novembro (+3,3%) – a quarta alta consecutiva –, chegando a 82,2 pontos. A perspectiva de consumo seguiu o mesmo caminho: com aumento de 1,4%, atingiu 65,1 pontos, após ter acumulado duas quedas seguidas.

Entre os itens que compõem as condições de consumo, o Acesso ao Crédito recuou após duas altas seguidas (-0,3%) e fechou o mês com 82,6 pontos; o Momento para Duráveis também registrou retração (-3,1%), depois de três aumentos consecutivos – a queda mais expressiva entre os itens da pesquisa, permanecendo como o de menor pontuação na ICF (42 pontos); e o Nível de Consumo Atual cresceu 1,8% – o terceiro aumento consecutivo –, chegando a 53 pontos.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News